PERFIL SEXTETO DA CAMERATA DARCOS | MÚSICA NO MCB
O Música no MCB tem orgulho de homenagear o Sexteto da Camerata Darcos. O grupo é parceiro do MCB há alguns anos e já realizaram diversas apresentações no palco do Museu.
A homenagem também faz parte da campanha #MCBEMCASA. O grupo iria se apresentar no Museu da Casa Brasileira, na 21ª temporada do projeto Música no MCB. No entanto, por orientação do Centro de Contingência do Covid-19, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo adotou a medida de suspensão do funcionamento de museus temporariamente.
A Camerata Darcos, criada em 2004 por Paulo Paschoal, é formada por músicos da OSESP (considerada entre as 10 melhores orquestras do mundo), e apresenta uma variedade de músicas contemporâneas como Beatles, Elvis, Abba, e demais clássicos do Rock’n Roll e temas de cinema. A execução impecável surpreende o público que, muitas vezes não tem acesso ou hábito de ouvir música orquestrada, desconhecendo o fabuloso alcance e versatilidade dos instrumentos clássicos.
Nos shows, antes do isolamento social, Paulo Paschoal interagia com o público, apresentando informações sobre os compositores e instrumentos, o que torna a música instrumental atraente, conquistando a atenção de muitos jovens, sendo assim um referencial da música erudita no Estado.
A Camerata Darcos já participou do “Programa Circuito Cultural Paulista 2011” realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, tocando em diversas cidades do interior. Além da Camerata completa, Paulo também se apresenta em outras formações como o Duo: Piano e violino. Trio: piano, violino e violoncelo. Quarteto: piano, 2 violinos e violoncelo. Quinteto: piano, 2 violinos, viola e violoncelo, ou até mesmo uma orquestra completa, pela abertura e reconhecimento que possui com os músicos da OSESP.
Hoje a Camerata Darcos possui algumas montagens como:
● Tributo a Elvis
● Tributo aos Beatles
● Temas de Filmes
● Homenagem à Villa Lobos
● Clássicos Famosos
● Tangos e Boleros
● Concerto Natalino
Abaixo algumas imagens de apresentações de Paulo com a Camerata no MCB:
Confira também no vídeo abaixo uma apresentação da música Fascinação:
Live especial dia dos pais – Transmissão do MCB
Sobre Paulo Paschoal
Com um pai violinista e mãe pianista, Paulo Paschoal iniciou seus estudos de violino com seu pai aos 4 anos de idade. A admiração e a vontade de tocar como o irmão mais velho que o motivou a seguir em frente. Aos nove anos deu continuidade aos seus estudos em um Conservatório Musical, onde venceu vários concursos promovidos pelo próprio conservatório.
Há 20 anos é violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, considerada uma das dez melhores orquestras sinfônicas do mundo, sediada na Sala São Paulo, importante polo cultural do Estado. Com a OSESP o violinista fez várias turnês internacionais tocando em grandes salas de concerto pelo mundo.
Foi professor no Instituto Baccarelli, que tem por objetivo a formação musical e artística de crianças e jovens de regiões carentes e também foi Spalla da Sinfônica de Sorocaba e de Santo André durante 09 anos.
Como solista, tocou com importantes orquestras como a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Sorocaba, Santo André, Osesp entre outras. Em sua trajetória participou de diversos Master Classes e aulas recebendo a orientação de grandes violinistas do mundo como Dimitry Sitkovetsky, Boris Belkin, Shlomo Mintz, Sidney Harth, ChaimTaub entre outros.
Além de inúmeros CDs gravados com a OSESP, também gravou com outras grandes orquestras como a Orquestra de Câmara Banespa, Villa-Lobos, Santo André. Gravou também com cantores renomados da música brasileira tais como: Roberto Carlos, Chico César, Leonardo, Sandy e Junior, Zizi Possi entre outros. Possui várias gravações de CD solo, destacando o CD Violino e Violão, tocando obras do compositor Niccoló Paganini, tributo a Zequinha de Abreu, Abel Ferreira, Beatles entre outros.
Dividiu o palco em apresentações e espetáculos com Ney Mato Grosso, Milton Nascimento, Paula Lima, Zezé de Camargo e Luciano entre outros.
Hoje, Paulo continua sua trajetória dentro da OSESP, mas como espírito inquieto que é, frequentemente desenvolve novos projetos como a Camerata Darcos e por ser consciente de seu papel como instrumentista clássico e por se preocupar com a formação de plateia para música orquestrada, o violinista Paulo Paschoal também apresenta o projeto Concertos para Crianças – um projeto especial, composto por peças clássicas de contos infantis, acompanhado de narrativa, cujo objetivo é transportar os presentes e principalmente as crianças, ao mundo da fantasia através da música. Neste projeto o violinista apresenta contos como: O Quebra-Nozes, Pedro e o Lobo, Carnaval dos Animais e Cancan.
Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de janeiro e dezembro, reúnem atualmente cerca de 500 espectadores em média a cada domingo.
O MCB está fechado temporariamente. No atual cenário, o MCB adapta seu conteúdo para o digital, disponibilizando diversos materiais em sua campanha #MCBemcasa e na plataforma #CulturaemCasa. Entre os conteúdos lançados, há visita virtual, playlists, artigos e atividades nas redes sociais. Acompanhe!
SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727.