PERFIL ANDRÉ MEHMARI | MÚSICA NO MCB
Foto: Tarita de Souza
Pianista, arranjador e compositor carioca, André Mehmari é considerado pela crítica como um artista “singular”, de imaginação “vibrante e generosa”. Ao longo de sua carreira, tem sido apontado como um dos compositores mais originais e requisitados de sua geração, reunindo prêmios nas cenas erudita e popular.
Nascido na cidade de Niterói (RJ) em 1977, teve seus primeiros contatos com a música por meio de sua mãe já em Ribeirão Preto (SP) e mudou-se para a capital paulista em 1995 com ingresso no curso de piano da ECA-USP.
Composições e arranjos do artista têm sido executados por muitos grupos orquestrais e de câmara ao redor do mundo; entre eles: OSESP, OSB, Filarmônica de Minas Gerais, Miami Symphony, Orchestre de Normandie, Quarteto da Cidade de São Paulo e Quinteto Villa-Lobos. Recentes trabalhos incluem obras para o violoncelista Antônio Meneses e a trilha sonora da primeira série brasileira produzida para a plataforma Netflix, 3%.
Além de uma vasta e premiada discografia, Mehmari possui uma ativa carreira internacional como solista e criou duos expressivos com músicos como Antonio Meneses, Mário Laginha, Gabriele Mirabassi, Antonio Loureiro, Danilo Brito, Maria João, Hamilton de Holanda, Marilia Vargas, Ná Ozzetti , Maria Bethânia e Mônica Salmaso.
Apresentou-se em países como Itália, EUA, Japão, China, Canadá, Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Guiana Francesa, Noruega, Holanda, Finlândia, Suíça, Luxemburgo, Alemanha, França, Áustria, Irlanda, Bélgica, Portugal, Espanha, Dinamarca e Angola, além de ter participado em todos os principais festivais brasileiros e em espaços como Salle Gaveau (Paris), Kennedy Center (Washington), Lincoln Center (Nova Iorque), Umbria Jazz, Sala São Paulo e Sala Cecilia Meirelles, entre muitos outros.
DISCOGRAFIA
Acompanhe as redes sociais do artista:
Facebook | Instagram | Spotify | YouTube | Twitter
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify