ORQUESTRA DE CÂMARA DA ECA/USP
O concerto acontece no dia 26 de março, domingo, a partir das 11h
O Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, recebe no dia 26 de março, domingo, a partir das 11h, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) para um concerto especial com regência do maestro André Bachur. A apresentação conta com obras da compositora finlandesa-alemã Ingeborg von Bronsart e do compositor alemão Ludwig van Beethoven.
O concerto no Museu ainda recebe como solista Estevão Medeiros Gomes, 1º lugar do II Concurso de Piano Gilberto Tinetti, uma parceria da OCAM com o Laboratório de Piano da USP e do Departamento de Música da ECA/USP. O pianista executará a obra F. Mendelssohn – Concerto para Piano No.1, Op.25.
Sobre a Orquestra de Câmara da ECA/USP
A Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) é um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, referência no âmbito das orquestras profissionalizantes do país, caracterizando-se por sua marcante qualidade de performance musical, pela abrangência de sua programação e pela concepção arrojada com que desenvolve sua proposta artística.
Criada em 1995 pelo Maestro Olivier Toni, é integrada por alunos do Departamento de Música da USP e dos cursos de extensão universitária. É dirigida pelo Maestro Gil Jardim desde 2001. Apresentando-se em teatros de prestígio e festivais durante suas temporadas, a OCAM tem sempre convidados de renome como Leo Brouwer (Cuba), Tim Fain (EUA), Evgenia Popova (Bulgária), Duo Assad (Brasil/EUA), Lenine e Gilberto Gil, entre outros. Tem dois CDs lançados: “Sonssobretons – Criações Musicais sobre Ideias Visuais” (Tratore/ 2019), com obras de compositores contemporâneos brasileiros como Alexandre Lunsqui e Valéria Bonafé e “Segredos de Vera Cruz – Música Popular Brasileira para Gaita e Orquestra” (Tratore/ 2019), com o gaitista Gianluca Littera. A OCAM é patrocinada pelo Projeto Santander Universidades desde 2001.
Sobre Estevão Medeiros Gomes
O pianista Estevão Medeiros Gomes nasceu em Vitória no Brasil. Iniciou seus estudos de piano aos 9 anos na classe do prof. Tiago Vazoller na Escola de Música Gabriel Camargo. Atualmente, com 14 anos, é aluno da classe da prof. Janne Gonçalves e já laureado em mais de trinta premiações nacionais e internacionais, nos seguintes países: EUA, Grécia, Portugal, Indonésia, Colômbia, Espanha, Rússia , Argentina, Inglaterra e Emirados Árabes.
Participou de masterclasses com Linda Bustani, Vlada Vassilieva, Maria Tereza Madeira, Sonia Rubinsky, Cristian Budu, Lúcia Barrenechea, Mauricy Martin, Diego Caetano, Bernardo Santos, Cesar Birschener, Eduardo Monteiro, Aleyson Scopel entre outros.
Integrou vários recitais como solista com destaques para o Concerto de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, sob a regência do maestro Helder Trefzer, e o recital “Jovens Pianistas Capixabas” onde tocou as integrais das Estações de Tchaikovsky.
Recentemente tocou na cidade de Buenos Aires no Recital dos vencedores do Concurso WPTA Argentina. Tem sido aclamado pela crítica especializada como uma das jovens promessas do piano no Brasil.
SERVIÇO:
OCAM – Orquestra de Câmara da ECA/USP
Data: 26 de março de 2023, domingo, às 11h.
Entrada gratuita até as 11h
Local: terraço do Solar Fábio Prado – Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – SP
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.
Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify