MCB RECOMENDA: QUINTETO BRASSUKA
Foto: Karen Montija
Em 2021, o BrassUka comemora 10 anos de “estrada” com uma vasta história de apresentações e projetos bem-sucedidos. Formado por cinco músicos, amigos de longa data, o grupo vem apresentando a versatilidade da união de seus metais – trompa, tuba, trompetes e trombone – com um repertório extenso e obras que abrangem todos os períodos da música ocidental, desde as canções mais tradicionais aos compositores contemporâneos.
E para comemorar a primeira década de carreira do quinteto, o projeto #MúsicaNoMCB separou dois trabalhos importantes da banda que você precisa conhecer.
O MUNDO METAL
O concerto “O Mundo Metal” apresenta ao público um vasto, fascinante e emocionante repertório criado para instrumentos de metal com obras clássicas e populares mundialmente famosas datadas desde o século XVI. Com o intuito de difundir a música clássica e instrumental, de uma forma mais leve e engraçada, deixando a seriedade da música erudita de lado, usando brincadeiras e a participação da plateia diretamente nos shows.
Ouça o álbum homônimo e confira um trecho da realização:
Clique aqui e ouça o álbum “O Mundo Metal”.
Repertório:
· Just A Closer Walk – (Traditional / Arr.: Don Gillis)
· Aquarela do Brasil – (Ary Barroso / Arr.: Maestro Duda)
· Earle of Oxford’s Marche – (W. Byrd / Arr.: Empire Brass)
· Sonata from Die Bänkelsängerlieder – (Anonymous – Edição Robert King)
· Canzona per Sonare No 4 – (G. Gabrieli / Arr.: Graeme Page)
· O Trenzinho Caipira – (Villa Lobos / Arr.: Marcos Pacheco)
· Classical Medley – (Arr.: Jeon Hun) , Piano Concerto No 1 – B Flat Minor (Tchaikovsky), William Tell Overture (Rossini), 1812 (Tchaikovsky), Can Can (Jacques Offenbach)
· Beale Street Blues – (W. C. Handy / Arr.: Luther Henderson)
· Na Glória – (Raul de Barros / Arr.: G. Gagliardi)
· Carinhoso – (Pixinguinha / Arr.: Duda)
· That’s A Plenty – (Bert Williams / Arr.: Luther Henderson)
· Só Tim Maia – (Tim Maia / Arr.: Marcos Pacheco)
QUITUTE BRASILEIRO
O espetáculo Quitute Brasileiro chegará às plataformas digitais do quinteto BrassUka em agosto de 2021 e apresentará ao público canções de compositores e intérpretes afro-brasileiros que tiveram grande destaque no cenário da música brasileira e internacional. Acompanhe o site do grupo para saber mais detalhes sobre o lançamento.
“Quitute”, palavra afro-brasileira que significa “comida fina” ou “iguaria delicada”, traz para o concerto uma mistura fina de sabores musicais com o objetivo de exaltar a importância dos grandes artistas negros que contribuíram para a cultura brasileira por meio de releituras e arranjos modernos. Confira trechos do projeto:
De Volta Pro Meu Aconchego –(Dominguinhos / Arr.: Agnaldo Gonçalves)
Disparada – (Geraldo Vandré / Arr.: Leandro Conte)
Maria, Maria – (Milton Nascimento / Arr.: Jeremias Oliveira Rufino)
Repertório:
· Homenageado: Jair Rodrigues – Música – Disparada – (Geraldo Vandré / Arr.: Leandro Conte)
· Homenageado: Alcione – Música – Não Deixe o Samba Morrer – (Edson Conceição e Aloísio Silva / Arr.: Marcos Pacheco)
· Homenageado: Pixinguinha – Música – Carinhoso – (Pixinguinha / Arr.: Maestro Duda)
· Homenageado: Dominguinhos – Música – De Volta Pro Meu Aconchego –(Dominguinhos / Arr.: Agnaldo Gonçalves)
· Homenageado: Milton Nascimento – Música – Maria, Maria – (Milton Nascimento / Arr.: Jeremias Oliveira Rufino)
· Homenageado: Luiz Gonzaga – Música – Bailão do Gonzaga – (Luiz Gonzaga / Arr.: Agnaldo Gonçalves)
· Homenageado: Jorge Bem Jor – Música – Conexão Jorge Bem Jor – (Jorge Bem Jor / Arr.: Agnaldo Gonçalves)
· Homenageado: Tim Maia – Música – Só Tim – (Tim Maia / Arr.: Marcos Pacheco)
BRASSUKA
BrassUka no Festival de Inverno de Campos do Jordão (2021)
Fundado na cidade de São Paulo em abril de 2011, o quinteto de metais busca a qualidade musical e o impacto sonoro com muita irreverência e diversão, levando a formação camerística para diferentes plateias e provando que esta união instrumental, antes taxada como “agressiva aos ouvidos”, pode ser executada com qualidade e sutileza.
Desde a sua formação, o BrassUka já realizou mais de 300 concertos – tendo passado, também, pelo palco do Museu da Casa Brasileira – e lançou três álbuns disponíveis digitalmente, entre eles: Mundo Metal (2017), Sons de Natal (2018) e Sonho – Mais Perto de Ti (2019).
Acompanhe as redes sociais do grupo:
Instagram | Twitter | Facebook | Youtube | Spotify | Site
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 51 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | LinkedIn