PROGRAMAÇÃO

Você está aqui

A mostra apresenta projetos para melhorar a qualidade de vida em São Paulo. Criados ao longo dos oito anos do Núcleo de Aplicação da Escola da Cidade, trazem maquetes e vídeos dos planos e soluções propostos para bairros paulistanos conhecidos por suas lacunas em infra-estrutura e segurança. Entre os projetos o público encontrará Parque da Integração (2002/2007), Sapopemba; Criança Esperança/Clube da Turma (2001/2002), Jardim Ângela; Projeto Cassa (2001/2003); Parque das Neblinas (2002/2004), Mogi das Cruzes; Projeto Sede Quixote (2003), Vila Mariana; Projeto Pique (2004), Cracolândia; Trip Cidade/Programa Mini Vila Olímpica (2000/2004), Capão Redondo; e Programa Espaços Educativos (2005/2007).

O Núcleo de Aplicação é um dos centros de difusão de conhecimento criados pela Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (AEAU-sp) para proporcionar aos alunos da Escola da Cidade a vivência com trabalhos relativos à arquitetura e ao urbanismo, integrados e direcionados às questões sociais, ambientais e culturais. A mostra também vai tratar de sua ação diante das questões pertinentes à cidade, sua metodologia, o processo de pesquisa, a elaboração dos projetos e sua relação com a cidade.

A seguir, informações sobre alguns dos projetos do Núcleo de Aplicação ao longo de seus oito anos de existência.

Parque da Integração (2002/2007), Sapopemba
O projeto realizado a pedido da Sabesp tem cinco setores, e a fase atual de implantação se ocupa dos equipamentos e do paisagismo do setor 2. O projeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico do parque é estruturado por um caminho de pedestres, ciclovia e arborização. Seu percurso tem cerca de 7,5 km de extensão, implantado sobre a adutora Rio Claro, entremeado por praças de travessia e equipamentos de esporte e lazer ativo, desde o bairro de Sapopemba até o Largo São Mateus, na zona leste de São Paulo. Desde o início, a definição do projeto incluiu a consulta à comunidade local para definir diretrizes para a circulação, o lazer e a segurança, principais funções a serem desempenhadas pelo parque, conforme demanda da Secretaria de Gestão Estratégica do governo estadual (depois incorporada à Casa Civil). O espaço linear da adutora foi definido com um tratamento contínuo, evitando sua fragmentação em pequenas áreas de lazer fechadas e isoladas. Com uma área total de aproximadamente 224.000m2, o Parque da Integração é o 10º parque público da cidade em área contínua. Sua área de abrangência, devido à linearidade, também o coloca como um dos parques de maior alcance sócio-ambiental da cidade de São Paulo, beneficiando um total de 320 mil pessoas que moram na região.

Criança Esperança/Clube da Turma (2001/2002), Jardim Ângela
Este projeto foi uma das primeiras ações do Núcleo de Aplicação. O desafio era assessorar a ONG Criança Esperança na seleção de projeto arquitetônico para a construção de equipamentos sociais para as instalações do Clube da Turma, no Jardim Ângela, zona sul da cidade de São Paulo. Foram estabelecidos critérios para fazer a escolha da entidade para coordenar a obra entre a instituição e os profissionais envolvidos. O conjunto esportivo de bairro, pertencente ao governo do Estado, foi selecionado como base para o programa de ação educativa local por ser bem administrado pela comunidade, atendendo cerca de 1.000 jovens e crianças. O programa conta com salas para cursos de artes e ofícios, teatro ao ar livre e espaço multimídia.

Projeto Cassa (2001/2003)
Projeto de ampliação das atividades do Cassa (Centro de Assistência Social Santo Agnelo), na Vila Liviero, zona sul da cidade, financiado pelo Instituto Camargo Correa. Foram projetados espaços multiuso complementares às atividades-foco, que são a creche e o reforço escolar, bem como um saguão central de reuniões e cursos, além de instalações de cozinha para cursos de economia doméstica e outros. A gestão junto à comunidade local, no sentido de estimular seu envolvimento no acompanhamento dos projetos, mostrou-se um dos pontos altos da iniciativa.

Parque das Neblinas (2002/2004), Mogi das Cruzes
Projeto solicitado pelo Instituto EcoFuturo, da Companhia Suzano de Papéis, para a readequação de instalações da antiga fazenda Sertão dos Freires, situada no topo da Serra do Mar, distrito de Taiaçupeba, Mogi das Cruzes. Era uma escola rural desativada, que precisava de recuperação para abrigar atividades ligadas ao estudo de espécies nativas, da fauna da região, do impacto e da restauração ambiental. A proposta previu a ampliação e melhoria das instalações, visando à irradiação das atividades do Parque das Neblinas para a comunidade de Taiaçupeba, incluindo acomodação para 80 a 100 pessoas, atrativos de um dia, uso planejado para visitações de escolas públicas, privadas, ecoturistas, turistas científicos e a negócios.

Projeto Sede Quixote (2003), Vila Mariana
Projeto para nova sede da Associação de Apoio ao Projeto Quixote, em terreno que seria cedido pela Subprefeitura de Vila Mariana. Além de propiciar o recebimento de pesquisadores e equipes de seus programas, a nova sede deveria permitir a realização de oficinas, atendimentos e eventos, bem como propiciar ao bairro tanto os serviços da instituição quanto o acesso às instalações e espaços externos. A proposição foi a criação de um edifício em torno de uma pequena praça coberta e aberta para eventos dos jovens, bem como o tratamento do terreno como pequeno parque ligado à rua, pensados como base para um programa de Ações Construtivas Locais a ser desenvolvido conjuntamente. Projeto não implantado.

Projeto Pique (2004), Cracolândia
Por iniciativa do Projeto Quixote, vinculado à Universidade Federal de São Paulo e à Associação de Apoio ao Projeto Quixote, que atua junto a jovens e adolescentes em situação de risco, o Núcleo de Aplicação formalizou uma parceria para a aproximação e compreensão da realidade deste público, usuário de drogas na região da Luz, conhecida como Cracolândia. O resultado propiciou a criação do Projeto Pique, com locais destinados a oficinas culturais específicas, grafite, hip-hop e atendimento médico e psiquiátrico desta população, visando sua reintegração social e a manutenção de um espaço de maior permanência e intervenção na região. Projeto não implantado.

Trip Cidade/Programa Mini Vila Olímpica (2000/2004), Capão Redondo
Proposta, realizada em parceria com o prof. Aziz Ab’Saber, de construção de espaços de convivência para reunir a comunidade e realizar programas sociais com atividades esportivas, culturais e de lazer ativo, chamados Mini Vilas Olímpicas, no Jardim Modelar da Cohab Adventista, no Capão Redondo, zona Sul da cidade. A revista Trip fez matéria sobre o projeto. Concluído em 2004, o programa incluiu áreas esportivas, sede para as atividades comunitárias e jardim público, desenvolvendo o conceito de que o centro comunitário-esportivo poderia estabelecer vínculos com alguns equipamentos públicos do entorno, reforçando os laços da comunidade com os mesmos e ampliando suas próprias ações. O número de pessoas beneficiadas seria a população de 15 mil pessoas do Conjunto Modelar do Capão Redondo.

Moinho da Luz (2005), Praça Júlio Prestes, Luz
O programa para o Moinho da Luz, prédio localizado no bairro da Luz, região central da cidade, buscou ampliar as atividades para um grupo de crianças de rua, colaborando para sua melhor inserção no espaço da cidade e no potencial de sua produção para a requalificação urbana da vizinhança. O projeto arquitetônico, ação em parceria com o Projeto Quixote, ligado à Unifesp, era uma atividade-meio desta ação, propiciando que a partir de suas instalações também se projetasse para o entorno físico e cultural próximo. Projeto não implantado.

Programa Espaços Educativos (2005/2007)
Projeto de assessoria e apoio técnico a programa do Instituto Camargo Corrêa de integração entre propostas pedagógicas, espaços físicos e de estímulo às articulações com o entorno para 10 associações de bairro que trabalham com crianças e adolescentes na área da educação. O programa apresenta o aumento da capacidade técnica das organizações por meio da reflexão sobre a prática pedagógica e a apropriação de sua identidade, a adequação do espaço físico à proposta pedagógica construída e o aumento da percepção do entorno e favorecimento de articulações entre as organizações e entre estas e outros serviços disponíveis na comunidade. O Núcleo de Aplicação implementou o projeto em nove das dez entidades.

Abertura: 21/3, às 11h
Visitação: de 22/3 a 24/5

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Pular para o conteúdo