MOSTRA | CASAS DO BRASIL 2020 – CONEXÕES PAULISTANAS
Créditos: Leo Eloy
Em cartaz de 16 de outubro de 2020 a 02 de maio de 2021.
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo’, abriu no dia 16 de outubro de 2020, a exposição ‘Casas do Brasil: conexões paulistanas’, com curadoria de Didiana Prata e fotografias de Marcos Freire. Essa foi a sétima edição do projeto Casas do Brasil, que propõe a formação de um inventário sobre a diversidade do morar no país.
Expografia da Mostra
Créditos: Leo Eloy
Imagens Expostas
Créditos: Marcos Freire
Ao longo de sete anos, o fotógrafo Marcos Freire realizou 990 visitas a 94 dos 96 subdistritos da cidade de São Paulo, produzindo vinte mil fotos que trazem um olhar singular sobre o território paulistano. Segundo Didiana Prata, o público viu imagens que revelam algo inédito sobre o morar paulistano. “As fotos têm um viés poético, lírico que formam narrativas visuais singulares, conectadas a partir de diferentes elementos da paisagem urbana”, comentou a curadora.
Expografia da Mostra
Créditos: Alisson Ricardo
Imagens Expostas
Créditos: Marcos Freire
Segundo Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB, a exposição trouxe um amplo e importante registro sobre a forma de morar de boa parte da população paulistana. “Com seu olhar atento e minucioso, Marcos Freire, capturou traços da vida cotidiana impressos nos interiores das casas, com seus vários ambientes e objetos e, no espaço comum dos arredores, imersos na grande massa urbana periférica”, disse Latorraca.
Montagem da Mostra
A mostra também apresentou a diversidade do território paulistano a partir das tramas constituídas pelos trípticos de imagens. O espectador teve um olhar mais poético sobre os signos e materialidades dessas moradas: acabamentos das fachadas, decoração dos interiores das casas, cores.
A exposição foi contemplada e realizada por meio do ProAC edital 10-2019 – Exposições inéditas de artes visuais.
Catálogo da Mostra
Adquira o catálogo da mostra, que foi lançado em novembro com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do MCB, na bilheteria do Museu da Casa Brasileira.
Confira abaixo a visita orientada virtual:
Assista ao depoimento da curadora:
Destaques na Imprensa
Impresso
Folha de S. Paulo | O Estado de S. Paulo
Online
Estadão Cultura | Nube | Blog Cultura & Futebol | Blog do Juan Esteves | Arco Web | Petropolis News | Brasil Fashion News | Portal !Yoba | Revista USE | Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo | RG | Terra Entreterimento | O Estado de S. Paulo
Sobre Didiana Prata – Curadora
Designer gráfico e curadora de imagens. Doutoranda do Programa de pós-graduação em Design da FAU-USP. Sua investigação está focada no design e na evolução das narrativas visuais na contemporaneidade, na estética de banco de dados e em novas estratégias criativas e curatoriais.
Didiana atua como designer e curadora independente, realizando projetos relacionados à cultura visual, educação, arquitetura e antropologia urbana.É membro do Grupo de Pesquisas Estéticas da Memória no século 21 (CNpQ-FAU-USP), professora de Design na Faculdade de Artes Visuais da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, São Paulo e da Escola da Cidade.
Sobre Marcos Freire – Fotógrafo
Marcos Freire é um paulistano nascido em 1966 e trabalha na capital como fotógrafo e perito. Formado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP no ano de 1990, o artista seguiu a carreira de fotógrafo publicitário, trabalhando para as principais agências de São Paulo e participando de vários prêmios de festivais internacionais. A partir de 2012, além de fotógrafo, inicia uma nova carreira como perito avaliador de imóveis. Em 2017 o fotógrafo editou o material fotográfico de suas vistorias e começou a publicar no Facebook . Por conta desse material postado, o fotógrafo foi convidado para que o ensaio fosse publicado na edição 13 da revista ZUM, periódico semestral do Instituto Moreira Salles Parte desse material se encontra nesta exposição do MCB.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727