PROGRAMAÇÃO

Santos Dumont Designer

Aviões, triciclos, balões, túneis de vento, dirigíveis e hidroplano voltam às salas do MCB e apresentam o pioneiro do design de produto no Brasil, Alberto Santos Dumont.

Com concepção e montagem de Guto Lacaz, que há quase duas décadas “descobriu” os talentos de Santos Dumont e desde então vem estudando em profundidade sua obra, a exposição traz novos recursos multimídia e filmes de época. Possibilita ao público pilotar os aviões 14 Bis e Demoiselle em simuladores de vôo, assistir a uma animação da experiência com o triciclo e a reconstituição do vôo do Dirigível nº 6, cuja façanha foi dar a volta ao redor da torre Eiffel.

A animação da Cavalgada Patriótica, quando Santos Dumont teve a iniciativa de pedir a desapropriação da área para criar o Parque Estadual de Iguaçu; demonstrações mecânicas dos vôos do 14 Bis com modelos em escala; além de duas centenas de miniaturas do Demoiselle também fazem parte da exposição.

“A beleza do design de Santos Dumont é o resultado da relação entre economia de meios, leveza de execução e clareza de objetivos. Em suma, da simplicidade”, afirma Guto Lacaz. “A elegância e a unidade do conjunto da obra surpreende ao revelar a multiplicidade de seus talentos, motivo de orgulho e admiração dos brasileiros pelo seu pioneirismo na área tecnológica”. Santos Dumont não só projetou como também construiu e pilotou cada uma das 22 aeronaves que criou ao longo de 10 anos, “portanto tinha consciência total do produto”.

O projeto da mostra envolve nomes como Fernando Martini Catalano, PhD em aerodinâmica, professor de Engenharia Mecânica da USP – São Carlos, Henrique Lins de Barros, físico e pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, e o mestre François Durant, responsável pelos modelos em escala, a quem a exposição homenageia in memorian. A empresa Elo3 Integração Empresarial, realizadora da mostra, coordena ainda toda a produção do projeto.

A grafia do nome, escolhida para a exposição por Guto Lacaz, vem da reprodução de uma assinatura do próprio aviador. Descendente de franceses por parte do pai e de brasileiros por parte da mãe, Alberto gostava de expressar que, em sua visão, ambas as nacionalidades tinham igual peso. Em alguns momentos agregou os dois sobrenomes com um hífen (Santos-Dumont), em outros colocou o sinal de igual (Santos=Dumont).

A exposição Santos=Dumont designer foi realizada em 2006 com grande sucesso no MCB. Esta nova edição tem patrocínio da 3M do Brasil.

Abertura: 24 de março, às 19h30
Visitação: de 25 de março a 3 de maio

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Pular para o conteúdo