PAINEL | PIONEIROS DO DESIGN BRASILEIRO – JOSÉ ZANINE CALDAS
Créditos: Júnior Franzin, Alexandre Ondir, e Leo Eloy
Em cartaz de 23 de novembro de 2019 a 08 de março de 2020.
A cada edição do Prêmio Design MCB, desde 2013, o Museu apresenta um painel-homenagem, Pioneiros do Design Brasileiro, destacando a trajetória de personagens cuja atuação foi fundamental para a consolidação do campo do design no país. Após homenagearmos Fábio Alvim, Luciano Deviá, Fulvio Nanni e Anísio Campos, Percival Lafer, este ano destacamos a carreira de José Zanine Caldas.
Abertura do Painel
Créditos: Júnior Franzin e Alexandre Ondir
Este ano, por ocasião da celebração do centenário de nascimento de José Zanine Caldas, destacamos sua obra rica e diversa, que transitou entre o design e a arquitetura, passando pelos campos do planejamento urbano, e do ensino. Sua produção de mobiliário e objetos foi marcada tanto pela racionalização experimentada através dos móveis feitos em compensado (Móveis artísticos Z), que contribuíram fundamentalmente ao processo de industrialização da época, quanto pela sua prática artesanal que incorporou à elaboração de objetos e à arquitetura, técnicas originais do conhecimento empírico brasileiro.
Peças Expostas
Créditos: Divulgação
Com esse painel, elaborado pelas pesquisadoras Maria Cecília Loschiavo Santos e Amanda Carvalho, o MCB celebra o trabalho experimental-genuíno de Zanine, mapeando as peças presentes no acervo do Museu, destacando sua mais recente incorporação (doação da Loja Teo), além de apresentar desenhos, fotografias e maquetes originais gentilmente emprestadas desde o acervo da família. Trata-se de uma breve homenagem, uma instalação que marca mais uma vez a contribuição única deste personagem culturalmente comprometido e dedicado à construção da identidade brasileira por meio da produção de objetos, espaços e paisagem.
Imagens Divulgadas no Painel
Créditos: Divulgação
Créditos: Bienal, Amanda Carvalho
Pioneiros do Design Brasileiro
O Museu da Casa Brasileira traz junto à abertura da edição do Prêmio Design MCB o painel histórico Pioneiros do design brasileiro, destacando duas pontas na linha do tempo do design brasileiro: a documentação do passado (ainda que recente) e um recorte do presente, selecionado anualmente pela premiação do Museu. O primeiro painel, em 2013, resgatou a obra do designer Fábio Alvim (1944-1993), o segundo, em 2014, prestou homenagem ao arquiteto e designer Luciano Deviá (1943-2014) e o terceiro, em 2015, trouxe a obra de Fulvio Nanni (1952-1995), um dos precursores do design de autor nos anos 1980 no Brasil, em 2016, Anísio Campos, e em 2018, Percival Lafer foi o homenageado.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727