Painel | Pioneiros do Design Brasileiro – Percival Lafer
Em cartaz de novembro de 2018 a setembro 2019.
A cada edição do Prêmio Design MCB, desde 2013, o Museu apresenta um painel-homenagem, Pioneiros do design brasileiro, destacando a trajetória de personagens cuja atuação foi fundamental para a consolidação do campo do design no país. Após homenagearmos Fábio Alvim, Luciano Deviá, Fulvio Nanni e Anísio Campos, em 2018 foi destacada a prolífica carreira de Percival Lafer. Filho de imigrantes, de origem polonesa e ucraniana, formou-se arquiteto pela FAU – Mackenzie (1959) e, com a morte prematura de seu pai, Benjamim, assumiu, a partir de 1961, a continuidade da já tradicional Casa de Móveis Lafer, fundada por ele, em 1927.
Desenhou, desde então, inúmeras séries de mobiliário, visando atender ao mercado da classe média com produtos industrializados pensados cuidadosamente desde os pequenos detalhes. Segue trabalhando e sua produção, de extrema aceitação pelo mercado interno e externo, prima por experimentações de tecnologia e pela busca de inovação. Chegou a ter 1.300 funcionários e 35 lojas franqueadas nos Estados Unidos, comercializando exclusivamente sua produção. Nos anos 1970, passou a elaborar também peças de mobiliário urbano, como por exemplo, os orelhões de São Paulo, que foram produzidos por mais de uma década.
A mostra foi um pequeno recorte cronológico que permitiu visualizar a criação de peças que acabaram por integrar a memória da casa de muitos brasileiros, destacando também a diversidade de sua abrangência como designer, ao reproduzir o carro britânico MG TD em uma versão nacional – o MP Lafer, que se tornou um ícone de muitas gerações. A novidade do painel Pioneiros de 2018 foi que a homenagem foi complementada pelo lançamento do Livro Percival Lafer – design, indústria e mercado, pela editora Olhares, com texto de Jayme Vargas e prefácio de Mina Warchavchik Hugerth, e pela doação de uma de suas peças, a poltrona MP1, que integra agora a coleção de mobiliário moderno do Acervo MCB.
Pioneiros do design brasileiro
O Museu da Casa Brasileira traz junto à abertura da edição do Prêmio Design MCB o painel histórico Pioneiros do design brasileiro, destacando duas pontas na linha do tempo do design brasileiro: a documentação do passado (ainda que recente) e um recorte do presente, selecionado anualmente pela premiação do Museu. O primeiro painel, em 2013, resgatou a obra do designer Fábio Alvim (1944-1993), o segundo, em 2014, prestou homenagem ao arquiteto e designer Luciano Deviá (1943-2014) e o terceiro, em 2015, trouxe a obra de Fulvio Nanni (1952-1995), um dos precursores do design de autor nos anos 1980 no Brasil e em 2016, Anísio Campos, foi o homenageado.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727