PROGRAMAÇÃO

PAINEL EXPOSITIVO E MOSTRA | PIONEIROS DO DESIGN BRASILEIRO: FULVIO NANNI E NANNI MOVELARIA

Fotos: Renato Parada

#MCBEMCASA

Em cartaz de 26 de novembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016. 

O Museu da Casa Brasileira apresentou a 3ª edição da série ‘Pioneiros do Design Brasileiro’, abordando a obra de Fulvio Nanni (19521995), um dos precursores do design de autor nos anos 1980 no Brasil. Em edição ampliada, a homenagem reuniu móveis, desenhos originais e documentos em um painel expositivo, e na mostra retrospectiva de sua loja, Nanni Movelaria (1981–1995).

No painel expositivo, foram reunidas informações e imagens de Fulvio Nanni ao lado de uma vitrine com o criado-mudo Tridzio, que recebeu o Prêmio Destaque no 1º Prêmio Design MCB (1986). Já a retrospectiva da Nanni Movelaria apresentou mesas, cadeiras, bancadas e estantes que remetem à loja que marcou época na Rua Augusta entre 1981 e 1995, além de peças emblemáticas do designer como a poltrona Sand e a cadeira Raio 23, reeditadas, desde 2005, pela loja de mobiliário brasileiro DPOT.

Confira alguns rascunhos das criações de Fulvio  Nanni: 

Créditos: Arquivo Fulvio Nanni

“Sintonizado com experimentações livres da rigidez formal e funcionalista do móvel moderno tradicional, Fulvio Nanni foi pioneiro ao introduzir padrões estéticos alinhados com as propostas do nascente pós-modernismo. Sua produção, além de seguir a boa tradição da marcenaria artesanal brasileira, explorando a diversidade das madeiras locais, promoveu a fusão de novos materiais industrializados, pesquisando e experimentando, com liberdade, combinações com metal, mármore, vidro, fórmica, resina plástica, borracha, lona e tela”, afirmou Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

Protagonista no desenvolvimento e consolidação do design nacional, Fulvio Nanni recebeu sua primeira homenagem do MCB em 1997, com uma mostra retrospectiva. Em um momento de busca e reconhecimento da necessária contribuição do design junto à indústria local, incentivada também através da implantação do Prêmio Design MCB em 1986, ele foi um dos primeiros designers do país a investir em local próprio para a fabricação e comercialização de móveis, fazendo de sua loja um espaço de experimentação contínua, criação e renovação. “A Nanni Movelaria avançou muito no campo do design local, traçando caminhos que foram amplificados por novos designers e marcenarias que vieram depois, tanto no modelo de produção e comércio, como em soluções e tipologias do móvel contemporâneo”, complementou Giancarlo Latorraca.

Confira as peças criadas pelo design:

Créditos: DPOT e Biga Pessoa

Com esta iniciativa, Pioneiros do Design Brasileiro, que já homenageou os profissionais Fábio Alvim e Luciano Deviá, o Museu pretende resgatar trajetórias individuais marcantes na história do design nacional. “Esta série reconhece e valoriza os principais designers nacionais, em especial os pioneiros, que ainda hoje são desconhecidos do público”, explicou Miriam Lerner, diretora geral do MCB. “A pesquisa e difusão sobre essas figuras icônicas são essenciais para o desenvolvimento do design no país.”

Apoiada pela Família Nanni, DPOT, Dina Leme e Renata Mellão, a 3ª edição da série Pioneiros do Design Brasileiro ficou em cartaz no MCB até 28 de fevereiro de 2016.

Alguns destaques na mídia sobre a exposição:

Impresso

O Estado de S. Paulo | Casa Claudia | Zero Hora Porto Alegre

Online

MaxPress | Casa | Equipe News | Bem Produzido

Audiovisual 

Confira abaixo a matéria veiculada em novembro de 2015 no jornal Metropolis, na TV Cultura.

 

Sobre Fulvio Nanni
Formado em desenho industrial na Universidade do Mackenzie de São Paulo, em 1973, Fulvio Nanni seguiu para a Itália onde viveu por 10 anos. Durante este período, fez especialização na Scuola Politecnica di Design, em Milão, e trabalhou com o designer Gianfranco Frattini. Sua produção foi marcada pela experimentação de materiais e pela busca de formas que atendessem à demanda de móveis adequados aos espaços contemporâneos mais exíguos e multifuncionais. Em uma época de retomada da produção nacional, abalada pelos anos da ditadura e pelas contingências econômicas, destacou-se através da empresa Nanni Movelaria, com um modelo de atendimento ‘sob medida’ e apresentando séries de móveis adequados aos espaços contemporâneos mais exíguos. Inaugurada em 1981 e fechada em 1995 após o falecimento precoce de seu fundador, a loja comercializava peças avulsas, de dimensões reduzidas e fácil mobilidade que permitiam maior flexibilidade de arranjos e usos, como a incorporação do trabalho em casa. Instalada na Rua Augusta n° 303, a movelaria comercializava produtos para interiores e expunha também obras de outros designers, locais e estrangeiros, integrando com vigor a cena cultural da cidade.

Sobre o Painel Pioneiros do Design
Pelo terceiro ano consecutivo o Museu da Casa Brasileira trouxe junto à abertura da edição do Prêmio Design MCB, o painel histórico Pioneiros do design brasileiro, destacando duas pontas na linha do tempo do design brasileiro: a documentação do passado (ainda que recente) e um recorte do presente, selecionado anualmente pela premiação do Museu.  O primeiro painel, em 2013, resgatou a obra do designer Fábio Alvim (1944-1993) e o segundo, em 2014, prestou homenagem ao arquiteto e designer Luciano Deviá (1943-2014).

Sobre o Prêmio Design MCB
O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado pela instituição desde 1986, desfruta de grande prestígio no segmento, com uma história que reflete a trajetória da consolidação da identidade do design nacional. Revelação de talentos e consagração de profissionais, o Prêmio Design traça anualmente um panorama da produção contemporânea brasileira em categorias que abrangem o design de produtos e a produção escrita, acadêmica e editorial, ligada ao segmento.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completa 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Pular para o conteúdo