PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | MARGINAIS HERÓIS

 

Créditos: Gui Gomes

#MCBEMCASA

Em cartaz de 12 de março a 15 de maio de 2016. 

De 12 de março a 15 de maio, o Museu da Casa Brasileira apresentou a mostra Marginais Heróis, concebida pelo artista gráfico e designer Rico Lins. Tendo como mote a frase “Seja Marginal Seja Herói”, tributo à obra “Bandeira-Poema” do artista plástico Hélio Oiticica, a exposição propõe investigar as linguagens visuais, o uso de tecnologias híbridas e as ações de preservação do patrimônio gráfico brasileiro.

Créditos: Erika Farias

Apresentada pela primeira vez em São Paulo, a mostra aconteceu em sintonia com o Concurso do Cartaz, primeira etapa da 30ª edição do Prêmio Design MCB, reforçando o contínuo esforço do Museu no resgate da importância do cartaz como peça central em campanhas de divulgação. Nesse contexto, como parte de um conjunto de iniciativas que promovem a reflexão sobre a produção gráfica nacional, sua identidade e memória, o MCB apresentou a oficina Expressão em Cartaz, com Rico Lins, no dia 19 de março, às 10h.

Abertura da Mostra

Créditos: Erika Farias

“Rápidos, baratos e descartáveis, os cartazes tipográficos resistem heroicamente em sua marginalidade. À margem do sistema produtivo, da indústria gráfica, da legislação urbana, do design, da arte, do mercado, desafiam teimosa e eficazmente a tecnologia, a cultura e a estética”, afirmou Rico Lins.

Cartazes Expostos

 

Deslocados do ambiente urbano e desprovidos de sua função primeira de informação imediata ou comercial, a série de trabalhos que compõe a mostra ao mesmo tempo obedece e subverte alguns procedimentos oriundos da gravura, da pintura, do design, da monotipia. Produzidos em série, cada um é, no entanto, uma peça única que, apesar do planejamento projetual, tem resultado randômico, empírico, imprevisível. Marginais Heróis reuniu 40 cartazes de personalidades como Zé do Caixão, Chacrinha, James Dean, Maria Bonita, Nelson Rodrigues, Chico Science, entre outras.

Vídeos da Mostra

 

 

Concebida inicialmente como parte integrante da exposição “From the Margin to the Edge“, inaugurada na Somerset House de Londres, onde permaneceu entre julho e setembro de 2012, a mostra teve apresentações em Buenos Aires e Berlim, em 2013. No Brasil, foi montada pela primeira vez em uma seleção de 25 obras na Galeria Amparo 60, no Recife (2015), seguindo para o Museu Nacional da República, em Brasília (2015), onde integrou a exposição “GráficosRCA: 50 anos e além”.

Destaques na Imprensa

Impresso 

Divirta-se | Guia da Folha | Revista São Paulo | Guia da Folha

Online 

Catraca Livre | Vá de Cultura | Zupi | Arq Portal SC 

TV 

Metrópolis – TV Cultura

SPTV 2ª edição – TV Globo

Rádio 

Rádio Cultura

Rádio Jovem Pan

Sobre Rico Lins
Formado pela ESDI, Rio de Janeiro, em 1979 e com master pelo Royal College of Art de Londres, Rico Lins é membro da AGI – Alliance Graphique Internationalle, com longa carreira internacional onde combina atividades profissionais e didáticas. Designer, diretor de arte, ilustrador, educador e curador, atuou nas últimas três décadas entre Paris, Londres, Nova York, Rio de Janeiro e São Paulo para CBS Records, NY Times, Newsweek, Time, MTV, TV Globo, Grupo Abril, Natura, SESC, Museu da Língua Portuguesa, além de inúmeras editoras. Como educador, ministra oficinas de criação e palestras no Brasil e no exterior, foi professor da NY School of Visual Arts e coordenou o master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design SP. Publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebeu entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers. Foi um dos organizadores da conferência AGI Open no Auditório Ibirapuera em São Paulo, no ano de 2014.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Pular para o conteúdo