MOSTRA | HUGO FRANÇA: ESCALAS EM CONTRASTE
Créditos: Guilherme Gomes
Em cartaz de 13 de agosto a 16 de outubro de 2016.
O pequeno fica ainda menor quando está ao lado de algo grandioso. Mostrar a beleza impactante das diferentes dimensões é a proposta da mostra “Hugo França: Escalas em Contraste”, que foi inaugurada no Museu da Casa Brasileira no dia 13 de agosto.
Produzir uma miniatura de cada peça confeccionada sempre foi uma rotina do Atelier Hugo França. Justamente por serem pequeninas e extremamente similares às originais, as peças sempre atraíram a atenção e admiração de quem as observa. Foi desse interesse e identificação notórios que surgiu a ideia de reunir essas pequenas notáveis como protagonistas de uma exposição. “Há muito tempo queria reunir as miniaturas das minhas criações em uma ocasião especial. Nada melhor que ter o Museu da Casa Brasileira como palco para mostrá-las pela primeira vez ao público, já muito acostumado a ver minhas obras em grandes tamanhos”, comentou Hugo França.
Expografia
Créditos: Guilherme Gomes
Na mostra, as miniaturas dividiram espaço com peças monumentais, algumas idênticas à de tamanho reduzido, instaladas com o propósito de criar contrastes de dimensões e impactar quem passar pelos corredores e salas do museu. Para completar, houve uma exibição de vídeos e fotos de processos de produção feitos ao longo da carreira do designer. Uma das peças produzidas por Hugo França tem origem em uma árvore do Jardim do MCB, que estava condenada e foi entregue ao artista no contexto da renovação das espécies nativas do Museu. A própria peça e o registro das etapas de trabalho fazem parte da exposição. A inauguração da mostra “Hugo França: Escalas em Contraste” foi realizada junto à inauguração de outras duas exposições: “Design Mirim” e “Projeto Balanço MCB + Boom SP Design”. O evento está no calendário do Design Weekend.
Abertura da Mostra
Créditos: Chema Llanos
Como programação paralela à exposição, no dia 27 de agosto, às 10h e 14h, o artista Hugo França realiza, no Jardim MCB, a transformação de três árvores condenadas em esculturas mobiliárias. A ação já foi realizada em outros locais como o Parque Ibirapuera (São Paulo) e o Museu do Açude (Rio de Janeiro).
Transformação e Retirada da Árvore
Créditos: Alisson Ricardo (retirada da árvore)
Processo de Trabalho
DW 2012
Destaques na Imprensa
Impresso
Diário Oficial do Estado de SP | Divirta-se Estadão | Guarulhos Hoje | Guia da Folha
Online
Brasil Fashion News | Guia Fora da Casinha | ARQ! Bacana | Catraca Livre | Casa Vogue | Estadão | Casa e Jardim | Portal do Governo de SP
TV
Arte 1
Sobre Hugo França
Hugo França nasceu em Porto Alegre, em 1954. Em busca de uma vida mais próxima da natureza, mudou-se para Trancoso, onde viveu por 15 anos. Lá, percebeu o grau de desperdício na extração e uso da madeira, vivência que pautou seu trabalho. Desde o final dos anos 1980, desenvolve “esculturas mobiliárias”, expressão usada primeiramente pela crítica Ethel Leon e adotada pelo designer por sua precisão em descrever a produção que ele executa a partir de resíduos florestais e urbanos – árvores condenadas naturalmente, por ação das intempéries ou pela ação do homem.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727