PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | EMOÇÃO DE DÚVIDA

Os visitantes do Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, já podem conferir a instalação ‘Emoção de Dúvida’, elaborada pelo Educativo do MCB em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Itaim.

A mostra expõe fragmentos de frases e desenhos da equipe de terapia ocupacional, enfermagem, psiquiatria e frequentadores do CAPS em cortinas instaladas no banheiro original da residência que pertenceu à família Crespi Prado e hoje abriga o Museu da Casa Brasileira.

“O trabalho exposto revela um pouco da parceria que existe há três anos entre o MCB e o CAPSItaim. Nada mais íntimo em uma casa que o banheiro. E suas cortinas são, aqui, o seu retrato”, explica Carlos Barmak, coordenador do Educativo do MCB, sobre a mostra ‘Emoção de Dúvida’.

Confira abaixo o manifesto da instalação ‘Emoção de Dúvida’ realizada pelo Educativo MCB em parceria com o CAPS Itaim:

Emoção de Dúvida
“Emoção de dúvida” foi uma fala trazida pelo Rodney enquanto líamos o texto do Becket sobre o Nada*. Ficamos em dúvida juntos.
Criamos, então, uma casa. O Caps de portas abertas pra rua e o Museu da Casa Brasileira desconstruído.
Cortinas-retratos, cortinas que descortinam cada pessoa e suas histórias. A marca desses encontros é a intimidade, a confiança de contar coisas que moram só, dentro de uma pessoa ou dentro de uma casa.
O banheiro: lugar de uso diário, onde deságuam pensamentos, intimidades, espelhamentos, reflexos, transparências, tempestades e maremotos de emoções.
É aqui onde apresentamos fragmentos de frases, desenhos, objetos pessoais, gravações de áudio que foram cuidadosamente colhidos ao longo dos três anos de parceria entre o Centro de Apoio Multidisciplinar – CAPS Itaim Bibi e o Educativo do MCB.
A fundação dessa casa é feita de admiração e afeto entre os educadores do museu, a equipe de terapia ocupacional, enfermagem e psiquiatria e os freqüentadores do CAPS.
Chá de casca de maracujá ao invés de remédios.
Emoção de Dúvida.
*Samuel Becket – Textos para nada.

 

Sobre o Educativo MCB

O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – como de instituições sociais e de ensino – podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação contempla exposições temporárias e de longa duração, além de uma agenda com debates, palestras e publicações que contribuem na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre as inúmeras iniciativas do MCB, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal reconhecimento do segmento no país, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, cujo objetivo é resgatar e preservar a memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Pular para o conteúdo