PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | DIÁLOGO DESIGN: POLÔNIA BRASIL

Fotos: Renato Parada

#MCBEMCASA

Em cartaz de 05 de setembro a 22 de outubro de 2017.  

Dois países, duas culturas e duas histórias se unem para promover um diálogo entre design histórico e contemporâneo. Esse é o intuito da exposição ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’, que chegou a São Paulo no dia 5 de setembro, terça-feira, às 19h, no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com The Spirit of Poland e Instituto Adam Mickiewicz.

A mostra, que tem curadoria das polonesas Magda Kochanowska e Ewa Solarz, e do brasileiro Gabriel Patrocínio, seguiu o conceito de estabelecer paralelos entre os designers da Polônia e do Brasil. Segundo o curador, foi a partir da constatação de semelhanças entre a atividade de projetar dos dois países que surgiu a ideia da exposição, além de enfatizar o quanto suas culturas se aproximam quando o assunto é design. “Obviamente, existem diferenças históricas e outras influências, que também refletem na produção contemporânea dessas nações, que nos levaram a acreditar que essa justaposição poderia oferecer um rico panorama de atuação e propor, ao mesmo tempo, caminhos para uma eventual colaboração entre os dois países”, comenta Gabriel.

A abertura teve início às 19h, com uma mesa-redonda moderada pelo curador Gabriel Patrocínio, e seus convidados Rodrigo Brenner, do Furf Design; Victor Papapelo, do Grande Circular; Magdalena Kochanowska; curadora da mostra; e Weronika Rochacka Gagliardi; do The Spirit of Poland. Seguida por um coquetel, marcado para às 20h30.

Confira os registros da inauguração da mostra: 

Fotos: Vinicius Stasolla

“A mostra ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’ demonstra o objetivo do MCB em dar continuidade às parcerias internacionais, que asseguram a maior heterogeneidade de nossa programação expositiva”, afirmou Giancarlo Latorraca, diretor técnico do museu.

“É como se a casa brasileira se abrisse à casa polonesa, numa atitude cosmopolita típica de uma metrópole como São Paulo, trazendo para dentro os objetos de uma nação que contribui para a nossa formação multicultural”, complementou Gabriel Patrocínio, curador da exposição.

A exposição ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’ reuniu tradição e inovação em 20 cartazes e 25 peças icônicas de mobiliário, vidro e porcelana. Além disso, cinco designers gráficos poloneses e cinco brasileiros foram convidados para retratar dois cartazes, um representando a sua nação de origem e o outro com a sua visão do segundo país da mostra – cartazes que foram distribuídos, gratuitamente, no dia da abertura da exposição.

Confira alguns dos pôsteres e peças que foram expostas: 

Cartazes

Peças 

Jorge Zalszupim – novidade da ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’ no MCB
Após uma temporada em Brasília e outra no Rio de Janeiro, a exposição ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’ inaugura em São Paulo, no Museu da Casa Brasileira, em versão ampliada: incorpora um recorte com peças de Jorge Zalszupim, arquiteto polonês naturalizado brasileiro e conhecido pela importância da sua contribuição na construção da identidade do design moderno brasileiro. Essa seleção, em homenagem ao designer, será apresentada pela primeira vez na capital paulista.

Por meio dessa pequena mostra, intitulada “JZ: O diálogo personificado”, os visitantes conheceram com riqueza de detalhes o trabalho do designer, disposto em duas salas. “Zalszupin personifica o diálogo que buscamos para representar a exposição como um todo. Reunimos um pequeno, mas significativo – quase icônico – conjunto de nove peças projetadas por ele. Isso mereceu um segmento especial”, explica o curador, Gabriel Patrocínio.

Catálogo Diálogo Design: Polônia Brasil

Programação
Além da mostra ‘JZ: O diálogo personificado’, a exposição ‘Diálogo Design: Polônia Brasil’ possuía uma programação especial no MCB. Confira:

05 de setembro de 2017, terça-feira, às 19h
Abertura | Mesa-redonda com Gabriel Patrocínio, Rodrigo Brenner, Victor Papapelo, Magdalena Kochanowska e Weronika Rochacka Gagliardi

06 de setembro de 2017, quarta-feira, às 15h
Visita especial com Gabriel Patrocínio e Magda Kochanowska, curadores da exposição

17 de setembro de 2017, domingo, às 15h
Apresentação dos filmes Neon (52 mins) e Art of Freedom (70 mins), no terraço do museu

20 de setembro de 2017, quarta-feira, às 15h
Visita especial com Gabriel Patrocínio, curador da exposição

24 de setembro de 2017, domingo, às 15h
Apresentação dos filmes Polish dress (63 mins) e Art of Disappearing (52 mins), no terraço do museu

01 de outubro de 2017, domingo, às 15h
Apresentação dos filmes Toys (51 mins) e Beats of Freedom (73 mins), no terraço do museu

Alguns destaques na mídia sobre a exposição:

Impresso

Empresas & Negócios | Revista Qual Viagem | Guia da Folha | O Estado de S. Paulo

Online 

Empresas & Negócios | Zoom Zine | O Globo | Guia Divirta-se OESP

Audiovisual 

Estilo Arte 1 

Ficha técnica
Diálogo Design: Polônia Brasil
Mobiliário: 3 peças
Cerâmica: 5 peças
Vidro: 4 peças
Tradição: 1 tapeçaria; 1 projeto de máscaras metálicas; 1 banco; 1 poltrona; 1 tapeçaria
Inovação: 2 cadeiras metálicas; 3 espelhos em FIDU (metal); 2 bancos; 1 centro de mesa
Cartazes antigos poloneses: 20
Cartazes contemporâneos poloneses e brasileiros: 20
JZ: O Diálogo Personificado: 9 peças

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completa 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

 

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Pular para o conteúdo