MOSTRA | CAMPOS DE ALTITUDE
Créditos: Alisson Ricardo e Leo Eloy
Em cartaz de 16 de outubro de 2020 a 23 de maio de 2021.
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em conjunto com a Janaina Torres Galeria, apresentou a exposição ‘Campos de Altitude’, da fotógrafa carioca Kitty Paranaguá. O público do Museu conferiu um recorte especial sobre a forma de habitar nos morros cariocas.
Inspirada pelo trabalho ‘Câmara Escura’, de Abelardo Morell, a fotógrafa decidiu contrapor a vista dos moradores de morros do Rio de Janeiro às suas vivências cotidianas. De que forma? Fotografando o exterior a partir dos pontos de observação de 13 casas e projetando a imagem deste campo externo sobre seus moradores.
Imagens Expostas
Créditos: Kitty Paranaguá
O resultado foi a descoberta de que as vidas se entrelaçam, a comunidade é uma extensão das moradias e o limite entre o público e o privado é tênue. Há uma tensão impedindo os moradores de usufruírem destas paisagens, que lhes é acessível aos sentidos, mas, muitas vezes, só se revela na forma de privações. É como se, metaforicamente, a luz da paisagem que invade suas casas lhes ofuscasse de forma impositiva.
Para Giancarlo Latorraca, arquiteto e diretor técnico do MCB, os registros feitos por Kitty incitaram os visitantes a refletirem sobre a ausência de políticas públicas de habitação, que excluiu da cidade formal grande parte da população. “Temos aqui documentado moradas fora do ‘asfalto’, relegadas à ocupação de territórios excludentes e ao mesmo tempo privilegiados. Um retrato marcante sobre este morar brasileiro, alguns de seus habitantes a paisagem majestosa do Rio de janeiro”, comentou Latorraca.
Clique aqui para conferir catálogo da exposição Campos de Altitude publicado na 5ª edição da revista ArqXP.
As projeções sobre as moradias e os corpos que nelas habitam, em conjunto com os depoimentos coletados em áudio, desvendaram um recorte da cidade. A exposição do MCB apresentou 15 fotografias produzidas nas comunidades Pavão Pavãozinho, Tavares Bastos, Chapéu Mangueira, Cantagalo, Vidigal e Rocinha.
Quer saber mais? Confira os detalhes no vídeo!
Destaques na Imprensa
Arte que Acontece | Petrópolis News | Revista USE | Secretaria de Cultura do Estado de S. Paulo| You Must Go | Blog Cultura & Futebol
Kitty Paranaguá
Kitty Paranaguá nasceu, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Fruto da relação com as pessoas, lugares e objetos que fotografa, suas obras retratam aspectos e espaços geográficos a partir da conexão que estabelece com paixões, crenças, humores e memórias, culminando em uma produção repleta de poesia. Com uma carreira estabelecida há mais de 20 anos, iniciou seu percurso como repórter fotográfica no Jornal do Brasil. Com o ensaio Campos de Altitude, a fotógrafa foi um dos destaques da 10ª edição do FotoRio 2017, e foi eleita representante do evento carioca no Festival Internacional de Fotografia de Pequim. Fotos do seu ensaio de Copacabana fazem parte do acervo da Maison Européenne de la Photographie (MEP). Em 2019, foi uma das contempladas com o Prix Photo Aliança Francesa 2019.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727