Claudia Moreira Salles
A exposição apresentou a trajetória de quase três décadas de Claudia Moreira Salles, uma das mais competentes e reconhecidas designers de móveis no Brasil. O foco principal da mostra esteve em cerca de 30 peças, julgadas as mais representativas de sua trajetória, incluindo cadeiras, poltronas, sofás, bancos, banquetas, mesas de jantar, laterais e de centro, carrinho de chá etc.
Entre os móveis, os bancos Dueto (1992), Iracema (1993) e Jangada (2000), a mesa Fresta (2001) e a cadeira Quase Mínima (2004). Em comum a todos eles, a leveza, a simplicidade e a recuperação de técnicas tradicionais na marcenaria brasileira.
Algumas peças foram acompanhadas de croquis e desenhos de projeto, com o objetivo de tornar o processo de design dos produtos transparente e compreensível ao público leigo. Houve ainda a ampliação de fotos de autoria de Cristiano Mascaro mostrando ambientes criados pela designer.
Claudia Moreira Salles nasceu no Rio de Janeiro, em 1955, e se formou pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), na mesma cidade, em 1978. Desenvolveu vários projetos para produção em série junto a indústrias. Em meados dos anos 80, radicou-se em São Paulo e passou a projetar móveis de extremo apuro técnico e com feitura artesanal ou semi-artesanal, usando as possibilidades da madeira.
As criações da designer já ultrapassaram as fronteiras do país. Seus móveis foram publicados em várias revistas especializadas de diversos países e são vendidos em algumas cidades do exterior, como Nova York, Los Angeles, Paris, Lisboa e Düsseldorf.
Na noite de abertura da exposição foi lançado o livro “Claudia Moreira Salles, Designer”, editado pela Bei Editora. O livro, escrito por Adélia Borges, traz 145 imagens de móveis da designer, de autoria de fotógrafos como Andrés Otero, Claudia Jaguaribe, Cristiano Mascaro, Romulo Fialdini e Tuca Reinés, além de desenhos feitos por Claudia revelando o processo de desenvolvimento dos produtos.
O design da mostra foi do arquiteto Álvaro Razuk.
Abertura da mostra e lançamento do livro: 1/12, quinta, das 19 às 22h