MOSTRA | CASAS DO BRASIL 2008 – A CASA XINGUANA
Em cartaz de 26 de julho a 14 de setembro de 2008.
Com fotos de Milton Guran, a mostra apresentou a habitação tradicional dos povos indígenas do Parque Nacional do Xingu, sua arquitetura, uso cotidiano, função social e dimensão simbólica.
Clicadas pelo fotógrafo e antropólogo em diversas estadas entre 1978 e 1984, as imagens constituem importante documentação, pois apresentam aspectos tradicionais xinguanos, especialmente das aldeias Kamayurá e Kuikuro, em práticas anteriores a uma maior aproximação com a cultura nacional. Tomam a casa como referência em diversos rituais, como o Quarup e o Jogo do Javari, relatando a contribuição na formação da diversidade brasileira.
Expografia da Mostra
Abertura da Mostra
Algumas imagens remontam há quase 30 anos, como é o caso da documentação de um casamento tradicional Kuikuro em torno do qual se construiu a exposição. Embora a cerimônia de casamento seja bastante frequente, e continue a mesma há 30 anos, esta é a única documentação fotográfica conhecida do ritual completo.
A terceira edição de Casas do Brasil, projeto implantado pelo MCB em 2006 que tem por objetivo criar um inventário das diversas formas de morar no Brasil, possui textos de Carlos Fausto, antropólogo dedicado ao estudo dos Kamayurá, apresenta na mostra a dimensão histórica da ocupação do território brasileiro pré-descobrimento, cuja organização espacial é praticada até os dias de hoje no Alto Xingu.
Registros Expostos
Montagem da Mostra
No Brasil se encontram as últimas fronteiras intocadas da diversidade humana representadas por diversos grupos indígenas da região amazônica, alguns poucos ainda isolados da sociedade nacional. Esses grupos fazem parte de um conjunto de cerca de 200 diferentes povos indígenas que, em diversos graus de integração com a sociedade nacional, participam ativamente do processo de construção da identidade brasileira como nação. Nesta mostra, que teve patrocínio da Kostal Eletromecânica, a diversidade cultural é vista e apresentada como patrimônio maior do povo brasileiro.
Sonorização da Mostra
Trilha “Atanga”:
Confira as demais trilhas: “Kagutu”, “Kuluta”, “Takwara” e “Tihehe”.
Montagem Maquete
O MCB realizou uma mesa-redonda sobre a casa xinguana, seu contexto cultural e social. O evento contou com a participação de Milton Guran, curador da mostra, Carlos Fausto, antropólogo dedicado ao estudo dos Kuikuro, Mutua Mehinaku Kuikuro, professor e presidente da Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu, e Carlos Lemos, professor titular de pós-graduação no departamento de História da Arquitetura e Estética da FAU-USP.
Mesa Redonda
Catálogo da Mostra “Casas do Brasil 2008 – A Casa Xinguana”
Acesse o catálogo na íntegra, clicando aqui.
Construção da Oca
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727