Em continuidade ao ciclo de instalações interativas realizado desde o 2º semestre de 2013, o Museu da Casa Brasileira e o BOOMSPDESIGN apresentam, até 21 de junho, o balanço Migramach, criado pelo designer Alander Especie. A peça, feita com cordas de poliéster e trama em macramê, fica em cartaz no MCB até o final de maio.
“Desenvolvi esse balanço exclusivamente para o Museu. Minha inspiração foi o nome dado ao macramê originalmente pelos turcos no século13, quando faziam trabalho nos barrados das toalhas nos navios”, explica Alander Especie. Sobre a sua obra ficar exposta no Museu de forma interativa, ele destaca: “o objetivo principal do meu trabalho é a relação sensorial do indivíduo; que ele possa interagir de forma direta com o objeto proposto e, a partir dessa experiência, experimentar sensações únicas e distintas”.
Sobre Alander Especie
Alander Especie é um escultor, designer e artista de instalações cuja prática de trabalho intensivo é baseada na tecelagem tradicional – o macramê. Em sua produção, se entrelaçam a busca pela ancestralidade e pelo próprio caminho. Formado em moda pela UCAM, com 37 anos, sua trajetória e busca por uma autenticidade criou uma obra autoral quando descobriu o macramê como sua técnica principal.
Sobre o ciclo de instalações de balanços MCB – BOOMSPDESIGN
Desde agosto de 2013, a parceria do MCB com o BOOMSPDESIGN, sob a curadoria de Roberto Cocenza, já trouxe ao jardim da instituição balanços dos designers Tom Price, Sérgio Matos, Zanini de Zanine, Renata Moura, Carol Gay, Coletivo PAX.ARQ, Marcenaria Baraúna e Paulo Alves.
Confira mais informações sobre os balanços que já passaram pelo MCB nos links abaixo: