Instalação | Balanço Ibira , Estúdio Tri Design
Em continuidade ao ciclo de instalações de balanços no jardim, realizado em parceria com o BOOMSPDESIGN, os designers Estevam de Carvalhaes e Victor Leite, do Tri Design, apresentam o balanço Ibira, composto por três cilindros de madeira Cumaru, matéria-prima certificada resultante de manejo sustentável.
“O balanço foi batizado de Ibira, que faz uma homenagem à cultura indígena e sua maneira artesanal de trabalhar a madeira. Ibira vem do Tupi, que significa madeira. Seus três cilindros torneados fazem referência ao conjunto de troncos que formam a floresta nativa”, revelam os designers. “Na busca pela naturalidade e resistência foi selecionado a madeira Cumaru, cujo nome provêm do tupi kumba’ru que significa alimento indigesto ou Tempero. Trata-se de uma alternativa ecologicamente responsável resultante do manejo sustentável. É uma madeira nova, sem sinais do tempo que é destinada principalmente para móveis de área externa devida à sua resistência às variações climáticas.”
“O bom design é aquele que faz parte do dia a dia, sendo utilizado por todos, que integra e faz parte do ambiente, que não amedronta, e que interage. Ver uma peça nossa que foi estudada, criada, desenvolvida, fabricada, instalada e por fim usada é nosso objetivo. Nosso trabalho não acaba quando o produto sai da produção, e sim quando avaliamos seu uso no dia a dia. Estaremos ganhando muito ao ver as interações com o nosso trabalho no jardim do MCB. Ao mesmo tempo, presenteando o público com a oportunidade de usufruir desta experiência conjunta.”
– Balanço Migramach, de Alander Especie
2014
– Balanço Atibaia, de Paulo Alves e Luis Suzuki
– Balanço Amor Perfeito, da Marcenaria Baraúna
– Balanço Cocar, do Coletivo Pax.Arq
– Balanço Noar, de Carol Gay
– Balanço Trama, de Renta Moura
– Balanço Sobra, de Zanini de Zanine
– Balanço Bodocongó, de Sergio Matos
– Balanço Meltdown, de Tom Price