, retratando 20 prédios residências construído pelas cooperativas habitacionais em Montevidéu nos últimos 50 anos, além das mostras de longa duração
, com móveis e utensílios representativos da casa brasileira do século 17 ao 21, e
, que retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.
Shows Arraial no Museu
13 de junho, sábado
16h – Toninho Ferragutti e Neymar Dias – “Festa na Roça”
Indicado ao Grammy Latino 2014 na categoria melhor álbum de música brasileira de raiz, o CD “Festa na Roça” é uma homenagem dos músicos Toninho Ferragutti (acordeom) e Neymar Dias (viola caipira) a cultura caipira. As músicas são executadas em duo, com arranjos que acrescentam dinâmicas e sonoridades diferenciadas, sem perder a força da simplicidade melódica, a temas como “Menino da Porteira” (Teddy Vieira/Luizinho), “Tristeza do Jeca” (Angelino de Oliveira), “Chico Mineiro” (Tonico/Francisco Ribeiro) e Olímpico (Toninho Ferragutti).
19h – Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano – “Forrobodó”
(participação especial: Badi Assad)
Em seu novo projeto, “Forrobodó”, o músico multi-instrumentista Carlinhos Antunes e o Quinteto Mundano fazem uma homenagem diferente a Luiz Gonzaga, utilizando piano, acordeom, clarinete, cuatro venezuelano, viola, violão, baixo acústico, clarone e clarinete, e misturando xaxado, forró e baião aos ritmos indianos. O repertório do show lembra também compositores como Chiquinha Gonzaga, Riachão, Jackson do Pandeiro, além de incluir composições próprias do grupo.
14 de junho, domingo
11h – Raízes de Atibaia
Sob a regência do maestro Rafael Cardoso, o grupo interpreta clássicos do cancioneiro caipira de raiz, assim como peças instrumentais escritas por autores de Atibaia. Em sua formação, reúne violas caipiras, violões, flauta transversal e sanfona, distribuídos em naipes de solo, vozes e harmonia.
17h30 – Bicho de Pé
O Bicho de Pé é um grupo que compõe e toca música regional brasileira, com ênfase nos ritmos dançantes do Norte e Nordeste, como xote, baião, samba, forró, xaxado, maracatu, carimbó e arrastapé. Em 16 anos de carreira, produziu 4 CDs, 2 DVDs, 1 documentário. Seu último DVD /CD é inteiramente dedicado a Luiz Gonzaga.