PROGRAMAÇÃO

RODA DE CONVERSA VIRTUAL MCB + ARQXP | DESIGN E TECNOLOGIA: OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, CICLO DE VIDA DE PRODUTO E DESCARTE

RODA DE CONVERSA VIRTUAL MCB + ARQXP | DESIGN E TECNOLOGIA: OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, CICLO DE VIDA DE PRODUTO E DESCARTE

Imagem: divulgação MCB

#MCBEMCASA

A programação abordará questões relacionadas ao design e à tecnologia

No dia 19 de outubro (terça-feira), o Museu da Casa Brasileira – uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – e a ArqXP promovem um debate virtual sobre o tema “Design e tecnologia: obsolescência programada, ciclo de vida de produto e descarte”.

A programação acontecerá ao vivo pelo YouTube do MCB – a partir das 17h – e contará com participação de Lia Assumpção (janelaestudio), Valkiria Pedri Fialkowski (ARBO Design) e mediação de Gustavo Curcio (ArqXP). A discussão se dará em torno do questionamento: em que medida o designer é, de fato, responsável pela escolha de materiais, ciclo de vida e descarte ao projetar equipamentos eletrônicos?

A roda de conversa abordará, ainda, o conceito de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), design de produtos, integração digital de equipamentos, conectividade, comportamento sustentável e a obsolescência programada sob a ótica de duas designers atuantes no mercado e pesquisadoras das interfaces entre tecnologia, uso de dados e descarte responsável de produtos eletrônicos.

 

Sobre Lia Assumpção
Designer formada pela FAAP e pela Accademia Italiana de Moda e Design de Florença, na Itália, e mestre em Arquitetura e Design pela FAU-USP. Além de ter sido seu objeto de pesquisa no mestrado, a obsolescência programada — e temas relacionados a ela, tais como consumismo e consumo consciente — também foi tema da coluna que manteve entre 2019 e 2020 no site Ecoa/Uol. Desenvolve projetos editoriais, de identidade visual e de sinalização por meio do janelaestudio, do qual é sócia desde 2006. Entre os trabalhos recentes, estão a exposição “Democracia: Yona Friedman” no Museu da Resistência de São Paulo, o livro “Vânia Mignone”, que reúne os trabalhos da artista plástica (galeria Triângulo e Pinã arte e cultura) e a exposição “Levantes” (Sesc Pompeia).

Sobre Valkiria Pedri Fialkowski
Doutoranda e mestre em design pela UFPR, MBA em Marketing pela FGV, pesquisadora nas áreas de gestão do Design, sustentabilidade e data-driven design. Sócia fundadora da empresa ARBO Design, onde atua em projetos de inovação e design estratégico. Junto aos seus clientes, recebeu mais de 50 prêmios de design, como IF Design Award, Bienal Iberoamericana de Diseño, Museu da Casa Brasileira e Brasil Design Award, além de obter 30 patentes e registros junto ao INPI e órgãos internacionais. Atua há mais de 20 anos como consultora e gestora de design em equipes interdisciplinares, colaborando em projetos para clientes locais e globais, como Midea, Toshiba e Discovery Channel. Tendo sido também colaboradora em empresas como Electrolux e Busscar Ônibus. Participa do júri do 34º Prêmio Design MCB.

Sobre Gustavo Curcio (Mediador)
Arquiteto (2006), mestre (2009) e doutor (2015) em Design e Arquitetura, Gustavo Curcio possui experiência de 15 anos na área editorial, programação visual, direção de arte, direção de fotografia e direção de redação/publicidade. Desenvolve pesquisas na graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo na área de Design de Revistas, Projeto Gráfico Editorial (online e offline). Possui pós-doutorado em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Gustavo é professor e pesquisador do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. Foi designer gráfico, editor de arte, editor de fotografia, diretor de arte e diretor de redação na Editora Abril, na RMC Editora (branded content), Magu Comunicação Integrada e Content XP Comunicação. Elaborou os projetos gráficos e editoriais do Jornal Diário de São Paulo (2011), Anuário do Governo do Estado de São Paulo (2010), Revistas AnaMaria e Minha Casa (2004 a 2010), Avon Cosméticos, Scania Latin America, SAAB e Toyota. Desenvolveu projetos de embalagens para a Fischer Brasil (multinacional alemã). Faz parte do conselho editorial das revistas Arquitetura e Urbanismo (ISSN 0102-8979) e Téchne (ISSN 0104-1053). Integra o conselho científico do ArqXP | Experiências Inovadoras em Construção. Desenvolveu arquitetura digital de aplicativos (apps), sites e plataformas eletrônicas, bem como vídeos e animações para Glebba Investimentos, Scania Latin America, BTB Telecom, dentre outras empresas. É autor dos seguintes livros: História Revista (Aner, 2011), Madeira: matéria-prima para o Design (Senai, 2014), Antonio De Mitry: na prática, a teoria é outra (Senai, 2014) e Sandra Fóz Décor Tables (MAGU, 2015).

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 51 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727
Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Pular para o conteúdo