Jovens empreendedores
Paula Dib, Marina Chaccur e Leonardo Massarelli discorrem sobre o empreendedorismo em design, as perspectivas dos jovens profissionais e a dimensão social do design.
Paula acaba de ser escolhida em Londres, a vencedora do International Young Design Entrepreneurs 2006, prêmio internacional para jovens designers empreendedores, instituído pelo British Council em parceria com a 100% Design. Nascida em 1977, trabalha com design de produtos e se especializou no desenvolvimento de projetos voltados ao artesanato junto à comunidades carentes localizadas nas áreas rurais no Brasil. Sua empresa, Trans.forma, trabalha principalmente na área de consultoria de design sustentável, desenvolvendo trabalhos com comunidades de artesãos e também desenvolvendo projetos nas áreas de design gráfico e de exposições.
Na primeira fase, o British Council do Brasil convidou seis especialistas brasileiros – Adélia Borges, Auresnede Pires Stephan, Carlos Fernando Andrade, Hiluz Del Priore, Maria Helena Estrada e Paula Acioli a indicarem cada um três nomes de jovens designers empreendedores. Adélia Borges, diretora do Museu da Casa Brasileira, indicou Paula, sua ex-aluna no curso de Design Industrial da Fundação Armando Álvares Penteado ( Faap). Numa longa sessão de júri, esses especialistas analisaram os 18 currículos e chegaram ao nome de três finalistas. Na segunda fase, um novo painel seletivo, formado pelo designer Guto Índio da Costa e por integrantes do British Council, escolheu Paula Dib como a representante brasileira.
Em Londres, Paula Dib concorreu com mais nove finalistas, cada um representando seu país: China, Índia, Indonésia, Líbano, Lituânia, Omã, Eslovênia, África do Sul e Tailândia. Em Londres, o júri da premiação foi integrado por Emily Campbell, chefe do Departamento de Design e Arquitetura do British Council Londres; Nicole Bellamy, diretora do Projects Art Consultancy; Lanre Lawal, CEO do Design Jockey Sessions, Nigéria, e vencedor da premiação Iydey de 2005; Jeremy Myerson, professor do Design Studies, diretor do Innovation RCA e co-director do Helen Hamlyn Research Centre, do Royal College of Art; Ian Rudge, diretor da feira 100% Design.
Segundo os jurados ingleses, Paula foi selecionada por ter mostrado “extraordinária habilidade em apresentar um argumento coerente e claro reunindo design, sociedade e ecologia. Seu espirituoso slogan ‘Nós fazemos mais com menos’ sucintamente capturou sua combinação única entre realismo e idealismo”. A designer brasileira terá espaço garantido para expor seus trabalhos na edição 2007 da feira 100% Design, além de receber um prêmio no valor de £ 7.500, a ser investido em um projeto que mantenha uma ligação com o Reino Unido.
Além de Paula, participarão do debate a designer Marina Martins Chaccur, indicada pelo professor Auresnede Stephan; e Leonardo Massarelli Cardoso, indicado por Maria Helena Estrada, ambos concorrentes de São Paulo. O segundo colocado na seleção de representantes brasileiros, Fernando Maculan, de Belo Horizonte, enviará uma apresentação sobre o seu trabalho, para ser mostrada ao público nessa data.
Gratuito com vagas limitadas, por ordem de chegada
Data: 13/11/06, das 19h45 às 21h30