História do Móvel no Brasil – Studio d´Arte Palma
Parte do curso História do Móvel no Brasil, constou de palestra de Aline Coelho sobre a experiência da Studio d´Arte Palma. Aline Coelho Arquiteta e urbanista (Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo – 2000). Mestre pelo Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (2004). Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRP – São José do Rio Preto, tem artigos publicados na seção Arquitextos do site “Vitruvius” e na Revista Risco (Revista da Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – EESC-USP). Studio d´Arte Palma O Studio d´Arte Palma foi um empreendimento do setor de desenho de mobiliário resultado da associação de três imigrantes italianos, Pietro Maria Bardi, Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti, então reunidos por um interesse comum em desenvolver móveis modernos, produzidos industrialmente. Inaugurado em 1948 em uma grande sala do Edifício Thomas Edison, em São Paulo, estava setorizado em Arquitetura de Interiores, Antiquário e uma seção de exposições periódicas de arte antiga e contemporânea. Para fabricar a mobília, projetada no Studio pelos arquitetos Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti, os sócios fundaram também a Fábrica Pau-Brasil. O resultado disso foi um grande conjunto de poltronas e cadeiras, mesas, estantes, bancos, sofás, luminárias, numa produção que durou até meados de 1951. Os projetos do Studio caracterizaram-se pelo uso de chapas de compensado recortado, numa perspectiva de produção em série, e também pela utilização das madeiras e materiais brasileiros. Ao lado do desejo de atualização e renovação da produção de móveis, segundo os preceitos do movimento moderno internacional, os arquitetos buscavam, a seu modo, assegurar uma especificidade local, expressa por meio da preocupação com o clima, com a investigação dos materiais nacionais e com a atenção aos modos de vida e de produção de objetos do povo.