NOTÍCIAS

Plano de conservação da coleção MCB

30.12.2015

Em um esforço para aprimorar a preservação de seu acervo, o MCB ampliou o espaço de guarda de sua coleção, o que confere maior segurança para os objetos que não estão expostos. Por meio de um Plano de Conservação anual, monitora e desenvolve ações de higienização preventiva no acervo, e, quando necessário, pequenos restauros, como neste ano de 2015, em que foram restauradas quatro peças da coleção: Cômoda-papeleira, Relógio, Banco com encosto e Aparador Etagére.

Porém, um Museu é um espaço voltado não só à preservação do patrimônio, mas também à sua comunicação junto ao público, estando assim em constante processo de investigação, interpretação e difusão de seu acervo. Dessa forma, com o objetivo de ampliar o acesso de informações para o público, o MCB deu início a uma pesquisa retrospectiva nos registros sobre sua coleção, buscando encontrar novas informações sobre seu conjunto de 410 peças. O intuito é que à medida que a pesquisa avance, seja possível disponibilizar este conteúdo no site, redes sociais e nas exposições, para pesquisadores e para o público em geral. 

Duas outras ações de suma importância vêm ocorrendo no âmbito do Conselho de Orientação Cultural do MCB, instância responsável pelo direcionamento da gestão do acervo: a primeira é a construção da sua primeira Política de Gestão de Acervos, documento que orienta a tomada de decisões no que diz respeito ao desenvolvimento, preservação, informação e acesso à coleção do Museu. A segunda é a ampliação da atual coleção, por meio da aquisição de móveis e objetos, sobretudo do século XX, representativos para a história do design brasileiro.

Leia os artigos produzidos pela equipe de Preservação, Pesquisa e Documentação aqui.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Pular para o conteúdo