A oficina ‘Que objeto é esse?’ do dia 06 de novembro de 2021 foi uma investigação sobre o anel
Há centenas de anos, em diferentes povos, o anel simboliza a união entre pessoas, o acordo e a troca de bens. A aliança de compromisso é o tipo de anel mais utilizado em todo o mundo. Crenças afirmam que o dedo escolhido para o uso do anel possui uma veia que se liga diretamente ao coração. Numa perspectiva menos romântica, tradicional e mais realista o anel sinaliza a riqueza e os dotes das famílias envolvidas.
A literatura é repleta de narrativas que apontam o anel como símbolo de poder, de personagens que, com o uso desse adereço, controlam forças na natureza e exercem atração sobre outras pessoas. O anel, também um item da joalheria, que sempre se renova comunicando modos de ser e expressar identidade ao longo dos tempos.
Aquele pequenino anel que tu me deste,
– Ai de mim – era vidro e logo se quebrou…
Assim também o eterno amor que prometeste,
– Eterno! Era bem pouco e cedo se acabou.
Frágil penhor que foi do amor que me tiveste,
Símbolo da afeição que o tempo aniquilou, –
Aquele pequenino anel que tu me deste,
– Ai de mim – era vidro e logo se quebrou…
_Confira parte da produção:
Imagens: Divulgação Educativo MCB
Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas.
Nossas redes sociais:
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | LinkedIn
Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo
Tel.: (11) 3032-3727