O projeto ‘Não Repare na Bagunça’ consiste na criação de uma coleção de objetos da casa brasileira marcados pelo seu valor afetivo e que presentificam a história, trajetória e memória das pessoas. Ele parte da busca por inverter a lógica do museu como o lugar privilegiado de guardar e legitimar os objetos de um acervo e propõe um novo olhar para os objetos da casa brasileira e seus guardiãs e guardiões.
Para isso, os educadores se deslocam até às casas de pessoas que abrem suas moradias e elegem objetos significativos para compartilhar suas narrativas. O lugar que o objeto ocupa na casa, a forma que o anfitrião abre o seu lar para receber as visitas, os cheiros, os sons, o caminho e todos os elementos que compõe o cenário formam uma história única, registrada por meio de vídeos, fotos e desenhos.
As primeiras visitas foram realizadas durante o ano de 2018, a partir da parceria com a Associação São Joaquim, localizada em Carapicuíba, voltada para o público idoso. O vídeo a seguir, realizado pela educadora Mariana Galender, revela um pouco deste rico processo.
Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify
Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727