PROJETO Chaísmo

CHAÍSMO

Em 2019, o Educativo MCB iniciou a parceria com a Olaria Paulistana, coordenada por Lucia Eid, para confeccionar em cerâmica as xícaras utilizadas na Cerimônia do Chá, atividade que acontece nas visitas educativas, como forma de acolhida aos grupos visitantes. Esta produção de xícaras também está articulada com o projeto ‘Seu Museu’, que envolveu os funcionárias e funcionários da instituição na criação de seu copo ou xícara de cerâmica, para substituir o uso dos copos de plástico fornecidos pelo Museu.

O Chaísmo incute a pureza e a harmonia,
o mistério da claridade mútua.
Kakuzo Okakura

Sobre uma mesa no jardim do museu havia xícaras, bules, pequenos pratos de sobremesa, talheres, dois ou três bolos e algumas flores. Receberíamos nesse dia a visita de um grupo de senhoras e senhores idosos vindos da Associação São Joaquim, instituição parceira situada em Carapicuíba.

Depois da visita ao acervo, sentamos à mesa para saborear o chá, o bolo e, principalmente, as histórias de vida dessas pessoas. Falamos sobre os objetos vistos e os imaginados durante o passeio; cada visitante guardava na memória ao menos uma história para contar. As lembranças, os saberes, as receitas e as relações de afeto provocadas pelos objetos nos emocionaram, nos fizeram cantar e dançar.

Percebemos naquele encontro algo maravilhosamente potente e necessário. O gesto aparentemente simples de oferecer uma xícara de chá para o visitante, acalma, celebra o encontro, interrompe o fluxo cotidiano ao qual estamos submetidos numa grande cidade, concentra, aguça os sentidos, altera a temperatura dos corpos, o estado das coisas e por consequência, a qualidade do encontro e da visita.

Produzimos um jogo composto por 60 xícaras e pires, modelados organicamente, com formatos e pinturas particulares, que agora participam de muitas das nossas ações educativas, levando essa experiência sensível para diferentes públicos: de crianças a adultos.

Essa produção posteriormente foi articulada com o projeto Seu Museu, envolvendo os funcionários fixos e terceirizados da instituição na criação de sua xícara de cerâmica, visando substituir os copos plásticos e introduzir o uso de um objeto mais acolhedor e afetivo na rotina de trabalho. Todo o processo foi coordenado e orientado pela ceramista Lucia Eid, que nos acompanhou como uma mestra durante a modelagem, queima e pintura das peças. Seus ensinamentos sobre os aspectos técnicos e sabedorias compartilhadas, foram os pilares desta realização e dos caminhos trilhados na pesquisa do grupo. 

Ao final do processo de confecção das xícaras foi realizada uma exposição contendo o conjunto de xícaras produzidas pelo educativo, o conjunto produzido pelo grupo de trabalhadoras e trabalhadores do museu e um conjunto de bules autorais de Lucia Eid.

Nas fotos abaixo é possível conferir a equipe do Educativo MCB durante os ensinamentos de Lucia Eid:

Veja como foram algumas das ações relacionadas ao projeto: 

Mesa expositiva com as peças produzidas por toda a equipe do Museu: 

SESSÃO DE ESCUTA CHAÍSMO

A sessão de escuta chaísmo é uma série composta de cinco peças sonoras elaboradas pela equipe do Educativo MCB, sob a orientação do educador Marcos Felinto, como forma de dar continuidade a sua vocação mediadora, ainda que dentro de um contexto pandêmico, marcado pelo distanciamento social. Cada sessão abordou um tema específico apresentado a partir da mediação, edição e montagem de leituras de textos, músicas e mensagens de audio enviadas pelas pessoas convidadas a participar da sessão.

Cada episódio foi elaborado com o cuidado do respeito à multiplicidade das experiências de vida e com este mesmo senso de apuro é que cada sessão se pretende como ambiente sonoro, um espaço para o desfrute do lar, do tempo, da intimidade e do cuidado pessoal.

Embora a ação tenha um caráter terapeutico não propõe uma postura completamente passiva para a pessoa ouvinte, ao contrário, propõe exercícios de investigação corporal que de forma intuitiva sugerem práticas de investigação acerca da casa, do habitar e do senso de lar, sem perder de vista os muitos conflitos concernentes a questão da moradia em nosso país.

Durante os meses em foram realizadas sessões de escuta foram convidadas pessoas ligadas à educação, artes visuais, música, terapeutas da psicologia, intelectuais, trabalhadoras e trabalhadores de áreas diversas, poetas e crianças estudantes.Com esta multiplicidade de perspectivas e lugares de experiência criamos os cinco temas abordados durante as sessões: tempo, silêncio, sonhos, infância e imaginação,invisível.

A escolha dos temas respeitou questões que de alguma forma rondaram o início dessa experiência inédita de reclusão domiciliar pela qual muitas e muitos de nós passamos durante a pandemia da COVID-19.

_Conteúdo da transmissão (17/04/2020):
Poemas de Clarice Lispector nas vozes de: Aracy Balabanian, Lorelay Fox, Antonio Abujamra
Nils Frahm – My friend the Forest
Former Selves – Kindred Spirit
Cida Moreira – Lampião de Gás
Naná Vasconcelos – Africadeus
Gil e Caetano – Aboio
Opium Jukebox – Anarchy in UK
ZÉ de Teté – As Obras da Natureza

_Conteúdo da transmissão (19/05/2020):
Ruichi Sakamoto – mary christmas mr. Laurence
Brian Eno – wonderful sounds of nature
Bule Bule – a parteira
Gravação de campo- canto dos sapos do vale da utopia
lorena Hollander – improviso de Koto
Elis Regina cantando seu poema
Eddu Ferreira e Aryane Almeida – comunicação
Pai Meneco – saudação ao ngoma
Mãe Menininha do Gantois – aluijá de Xangô
Paulo Papaleo – improviso com flauta nativa
Flavia Mielnik – trechos de Sertões – Veredas.

_Conteúdo da Transmissão (16/06/2020):
Bruno Fabrini Gold – improviso no quatro
Boards of Canadá – zoetrope
Isis Ariele – processos criativos
Carolina Melo – leitura de trecho da obra O mundo de Sofia
Gravação de campo noturna, com grilos e cigarras
Flávia Mielnik – relato de sonho
Bitchin Bajas – you will soon discover how truly fortunate you really are
Racionais Mcs – sou mais você
Mariana Serri – leitura de trecho da obra a queda do céu de Davi
Herbert Flores – antarita,
Mariana Serri – Leitura de trecho de uma anotação de estudos de Akira Kurosawa para o filme Sonhos
FU NA & Huang Jiang Quin – snowster point mobile dog.
Encerramos com um popouri de sonhos com Gil, Luis Tatit Zeca Baleiro,
Milton Nascimento, Alceu Valença, Gerson King Combo e Por fim Dona
Ivone Lara com Sonho Meu.

_Conteúdo da Transmissão (21/07/2020):
Carolina Melo – leitura de trechos da obra Diário de Bitita e leitura de trechos da obra como educar crianças feministas.
Mariana Serri – leitura do conto equatoriano Maria Angula e leitura de trechos da obra A criança o brinquedo e a imaginação.
Flavia mielnik – reflexão sobre processos de criação artística e desbloqueio da imaginação
Eddu Ferreira – partilha de memórias da infância
Conversa com as crianças Martin, Benedita, Francisco, Miguel e Helena
The bad Plus- smells like teen spirit
Fabio Matu – improviso com mbira
Super Mario Bros – remix 10b
Gomma Lakka – cala boca menino
Egberto Gismont – palhaço

_Conteúdo da Transmissão (04/08/2020):
Carolina Melo – leitura de cartas do nosotras tarot
Mariana Serri – leitura de trechos da obra a vida secreta das árvores
Desirrê Helissa – reflexão sobre a invisibilização da pessoa com deficiência e reflexão sobre a lida com o imaterial de dentro do terreiro de umbanda.
Pedro Aquino – reflexão sobre a psicologia e a lida com o invisível
Sônia Guajajara – reflexão sobre ativismo ecológico
Foutth World Magazine – Insectlightduct Encounter
Steve Wonder – secret life of the plants
Alva Noto – uni assimetric sweep

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Pular para o conteúdo