Cartaz vencedor – Autor: Pedro Medina Bernardes Bastos
Niterói, Rio de Janeiro
Premiado e selecionados seguiram o tema ‘Projeto, processo e percurso’
O Concurso do Cartaz para a 35ª edição do Prêmio Design MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, recebeu 214 inscrições, com participantes de 15 estados, e teve como vencedor o trabalho de Pedro Medina Bernardes Bastos, que receberá como prêmio o valor bruto de R$ 3 mil. O concurso é realizado anualmente pela instituição, como meio de incentivar a produção e o debate sobre essa peça gráfica tão importante na comunicação. Em 2022, o tema sugerido para a produção foi Projeto, processo e percurso.
O cartaz vencedor, de autoria de Pedro Medina Bernardes Bastos, segundo Leopoldo Leal, coordenador da comissão julgadora desta edição, “dialoga com a cidade. Seu propósito foi abordar o tema do concurso por meio do decalque, registrando o processo e o percurso a partir de elementos sobrepostos que evocam um instante na vida da metrópole. O processo de desenvolver a peça, por si só, é uma proposta de se lançar à rua, viver o entorno e perceber a profusão de acontecimentos que ocorrem a cada instante”.
Leopoldo comenta ainda sobre a importância de observar o processo na produção de cada cartaz e como isso enriqueceu a conversa entre os jurados. “A oportunidade de ver o desenvolvimento documentado dos cartazes foi uma grata surpresa para os jurados, que puderam analisar e discutir a produção sob duas perspectivas: a peça final e o processo percorrido pelos participantes. A diversidade de repertórios de vida, formação, referências e experiências práticas ficou estampada em cada produção, mostrando a riqueza da multiplicidade de visões de mundo debruçadas a partir de um mesmo tema”, complementa Leopoldo.
Além do cartaz vencedor, a comissão julgadora formada por Clara Moreira (Recife/PE), Filipe Cartaxo (Salvador/BA), Gabriela Castro (São Paulo/SP), Giovanna Cianelli (Rio de Janeiro/RJ), Maxwell Alexandre (Rio de Janeiro/RJ), Nasha Gil (São Paulo/SP), Pedro Mattos (São Paulo/SP) e Vinicius Theodoro (São Paulo/SP, escolheram um segundo e terceiro lugares, e mais 7 selecionados para a exposição.
O cartaz vencedor servirá como base para a identidade visual da exposição do 35º Prêmio Design MCB, quando serão exibidos os premiados e selecionados das categorias de Produtos e Trabalhos Escritos. Os demais cartazes selecionados também estarão presentes na mostra, evidenciando uma parte da produção gráfica inscrita no Concurso do Cartaz de 2022.
Confira abaixo o resultado completo.
1º LUGAR
Autor: Pedro Medina Bernardes Bastos
Cidade: Niterói (RJ)
Inscrição: 2022-2-00372
2º LUGAR
Autor: Maurício Firmino Jr
Cidade: São Paulo (SP)
Inscrição: 2022-2-00407
3º LUGAR
Autor: Rafael Costa
Cidade: São Paulo (SP)
Inscrição: 2022-2-01077
CARTAZES SELECIONADOS
Autor: Ton Giacometti
Cidade: São Caetano do Sul (SP)
Inscrição: 2022-2-00034
Autores: Bruna Helena Sade e Pedro Fabra
Cidade: São Paulo (SP)
Inscrição: 2022-2-00043
Autor: Maurício Firmino Jr
Cidade: São Paulo (SP)
Inscrição: 2022-2-00479
Autor: Natasha Gompers e Ana Portes
Cidade: Rio de Janeiro (SP)
Inscrição: 2022-2-00623
Autor: Guilherme Vieira Dorneles
Cidade: São Paulo (SP)
Inscrição: 2022-2-00792
Autor: Luiz Henrique Vieira de Carvalho Zaidan
Cidade: São Paulo (SP)
Inscrição: 2022-2-00940
Autor: Erick Bianchi Castelhano Cruz
Cidade: São Paulo (SP)
Inscrição: 2022-2-01030
Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin