Teresa Riccetti – coordenadora
Docente e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Design. Doutora em Ciências pela UNIFESP (2009). Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (1999); Bacharel em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado (1989). No período de 1990/91 foi membro da equipe de designers do Laboratório Brasileiro de Design – LBDI/CNPq (Florianópolis, SC). Aperfeiçoamento em Director Design pela Domus Academy, Milão (1992). Docente nos cursos de graduação e pós-graduação em Design, da Fundação Armando Álvares Penteado (1994-2016). É vice-líder do grupo de pesquisa: Design, Teoria e Projeto; atua nas áreas de ensino de design e de design de produtos com ênfase no mobiliário e paisagem doméstica.
Agda Carvalho
Artista Visual e curadora. Pós Doutora em Humanidades Digitais no Media Lab – UFG. Pós-Doutora em Artes – Instituto de Artes da UNESP. Doutora em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em Artes Visuais – Instituto de Artes da UNESP. Docente e pesquisadora no Instituto Mauá de Tecnologia onde coordena o projeto Entre Derivas: Design e Conectividade Integra as publicações Design Contemporâneo (2005), Modos de Ver a Moda (2010), Sintonia da Moda (2010), Corpo e Vestimenta (2015), Moda e Historicidade (2018) e Dimensões: Arte, design e tecnologia (2020). Desenvolve pesquisas e projetos que tratam do Design/Arte, Corpo/vestir e Design/corpo/tecnologia. Membro da ANPAP – Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. Integrou a Diretoria da Anpap (2017-2018). Representante da ANPAP no Estado de São Paulo 2020-2021. Coordenou o Projeto de Reconstituição do Ballet Triádico da Bauhaus no Senac (2007-2009.). Integra o Grupo de Pesquisa GIIP- Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia do Instituto de Artes da Unesp. Participação em exposições nacionais e internacionais.
Alécio Rossi
Doutor em Arquitetura e Design pela FAUUSP (2018) com a tese Design, Arte e Consumo em que analisa estratégias de marcas de moda para comunicação e design. Possui licenciatura em Letras Português e Italiano (1985) e mestrado em Comunicação Midiática pela UNESP (2005). Estudou Artes Plásticas na ECA-USP. Pesquisa nas áreas: Comunicação, Artes e Design. Atualmente é professor na PUC SP e coordenador de desenvolvimento de novos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Senac. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Design Gráfico, atua principalmente com os seguintes temas: inovação educacional, comunicação, arte, códigos, marca, design, criação e produção.
Alexandre Penedo
Arquiteto Urbanista com doutorado pela FAU/USP (2008), mestrado na ESSC/USP (2001) e graduação pela Universidade do Vale do Paraíba (1995). Seu trabalho de graduação foi transformado no livro “Arquitetura Moderna: São José dos Campos” (1998), e suas pesquisas no mestrado e doutorado foram laureadas com o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. Leciona e desenvolve pesquisas sobre fotografia, arquitetura moderna brasileira e design de mobiliário nacional e internacional. Estuda e desenvolve projetos de inteligência setorial e intervenções urbanas no campo da Economia Criativa. Possui experiência em ecossistemas de startups desde 2005, fundador de duas empresas de base tecnológica, com formação em empreendedorismo. Atualmente coordena a startup Persona Decora, que oferece sistema de recomendação aliando tipo de personalidade do consumidor e estilo de objetos e ambiente, utilizando redes neurais artificiais (Deep Learning). Possui portal educativo sobre mobiliário moderno no Instagram.
Ana Claudia Maynardes
Professora adjunto da Universidade de Brasília. Membro do Departamento de Design, no qual atua nos cursos de graduação e pós-graduação como professora e pesquisadora na área de Design, Cultura e Materialidade. Investiga temas relativos ao design, materialidade e cotidiano, e suas relações com memória, expressão cultural, meio ambiente e inclusão.
Ana Paula Calvo
Docente e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, integrante dos grupos “Design, Arte, Linguagens e Processos” e “Questões Urbanas: Design, Arquitetura, Planejamento e Paisagem”. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em História pela PUC/SP. Atua como docente e realizadora audiovisual em articulação com os campos da arte, arquitetura e design. Realizou “Memórias da Casa da Rua Santa Cruz”, entre outros. Atua principalmente nos seguintes temas: história da arte e do design, audiovisual, plano de bairro e processo participativo.
Ana Paula Coelho de Carvalho
Mestre na área de concentração em Design e Arquitetura pela FAUUSP e arquiteta pela mesma instituição. Especialista em Design de Interiores pelo Centro Universitário SENAC/SP, onde, atualmente, coordena o curso de pós-graduação em Design de Interiores. Docente desse mesmo curso e de Arquitetura Comercial. Professora do módulo de Espaços Corporativos da Neuroarq@Academy. Experiência em desenvolvimento de projetos de edificações, design de interiores e comunicação visual para espaços corporativos, comerciais e residenciais em colaboração com escritórios de arquitetura e design, áreas nas quais também é pesquisadora.
Anamaria Amaral Rezende
Graduada, mestre e doutora em Arquitetura e Design pela FAUUSP, Anamaria também possui especialização em Comunicação e Educação pela Universidade Anhembi Morumbi (1998). Desde 2020 é pesquisadora Pos Doc na FAUUSP na área de Arquitetura e Design, e sua pesquisa envolve Cor como linguagem e tecnologia de Realidade Virtual, Mista e Aumentada. É professora em cursos superiores de Comunicação, Arquitetura e Design há 25 anos e atualmente é coordenadora dos cursos Design gráfico e Design Digital da Universidade Anhembi Morumbi. Foi finalista no 29º Prêmio Design MCB, na categoria Trabalhos Escritos Não Publicados, com sua tese “A espuma, um modelo possível para os elementos de linguagem do design audiovisual e suas relações”. É Integrante do International Color Association (IAC) Study Group on Color Education e do comitê científico da PRO COR Brasil. É sócia-diretora do G+R Gestão Design onde dá consultoria e ministra workshops em Cor.
Andréa de Souza Almeida
Graduada em Desenho Industrial na Sociedade Universitária de Santos (1986), mestra em Comunicação e Artes na Universidade Mackenzie (1998), e doutora em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da USP (2005). Exerceu por 27 anos à docência em instituições de design na capital de São Paulo, dentre elas: UNG, Belas Artes, Senac e Universidade Mackenzie, nesta desenvolveu pesquisas com ênfase no ensino e cultura do design. Andréa possui experiência na área de Comunicação Visual, com atuação em empresas como: Indesign, Cauduro Martino, Made in Brasil, Graphic Designers e Caso Design, em projetos de embalagem de consumo e identidade corporativa. Participa desde 2010 no júri de Trabalhos escritos do Prêmio Design MCB.
Auresnede Pires Stephan
Graduado em Desenho Industrial pela FAAP (1970), Bacharel em Propaganda pela ESPM (1970), mestre em Arte, Educação e Cultura pelo Mackenzie (2007) e doutor em Design pela FAUUSP (2015-2019). Atualmente é professor no curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina e ESPM. Já foi jurado de diversas edições do Prêmio Design MCB, além de ter participado do júri do Prêmio IDEA, Prêmio Abilux, no Prêmio Grandes Cases de Embalagem (2006-2020) da revista Embalagem. Foi consultor em três edições do Desafio Odebrecht-Braskem-Tramontina de Design, quatro edições do Prêmio Sebrae-Minas, Prêmio Tok&Stok de Design Universitário (2005 – atual), além de curador adjunto da 1ª e 2ª Bienal Brasileira de Design (São Paulo e Brasília), curador da Mostra Jovens Designers em todas as 6 edições ADP (Associação de Designers de Produto) e integra o conselho administrativo do Museu da Casa Brasileira. Coordena também a Coletânea 10 Cases do Design Brasileiro pela Blücher. Participou da publicação do livro Dez ensaios sobre memória gráfica, com organização de Marcos da Costa Braga e a Priscila Lena Farias e publicado pela Editora Blucher, trabalho que foi premiado no 33º Prêmio Design MCB em 2019.
Célio Teodorico
Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1983). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), na área de Gestão do Design e do Produto. Doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Projeto de Sistemas Mecânicos pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (2009). É professor Associado do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa em Design, Design Industrial, Design Thinking, Ergonomia, consultoria no desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos, equipamentos hospitalares, projetos especiais e mobiliário. Pesquisador em Prospecções Metodológicas em Design, linguagem do Produto, Tecnologia Ubíqua e Perfasiva e Tecnologia Assistiva, Pesquisas Ergonômicas, Métodos Representacionais para o Ensino de Design, Pesquisas em Design de interações. É professor Associado da Udesc.
Cibele Haddad Taralli
Arquiteta, atualmente é professora Sênior do Departamento de Projeto e do Programa de Pós-graduação em Design da FAUUSP. Atua em docência e pesquisa nas áreas da Arquitetura e do Design, principalmente, nos temas: design de produto, design social, de ensino e de serviço; design e ambiente; processos e procedimentos de projeto e de pesquisa; metodologia de projeto; fabricação e montagem de produtos em design e arquitetura; linguagem e representação em projeto e produtos; arquitetura e indústria.
Clarissa Paulillo
Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com mestrado pela mesma instituição na área Design e Arquitetura. Sua dissertação foi vencedora em 1º lugar do 31º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira na categoria “Trabalhos escritos – não publicados”. É docente nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Design e Design de Interiores da Universidade Paulista e pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes. Tem atuado com pesquisa nos seguintes temas: espaço doméstico, cultura material, design, história da arquitetura e da cidade.
Claudia Facca
Designer, pesquisadora, mestre e doutora em design (com período “sanduíche” em Portugal). Atualmente Claudia atua como professora e coordenadora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Design do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia e é responsável também pela área de Design do Centro de Pesquisas. São mais de 30 anos de experiência docente e profissional na área de Design, tendo atuado principalmente na área de desenvolvimento de produtos: eletrodomésticos, automotivos, eletroeletrônicos, embalagens, mobiliários, brinquedos e gráficos. Suas principais áreas de interesse de pesquisa são: Metodologia de Projeto, Pesquisa em Design, Ensino e Aprendizagem em Design e Engenharia, Multi, inter e transdisciplinaridade, Estratégias de Aprendizagem Ativa, Design Thinking, Educação e Cultura Maker, Fabricação Digital, Fab Labs, entre outros.
Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (1984), onde também fez mestrado (1993), doutorado (2003) e livre-docência (2015) na área de Programação Visual. Lecionou no Instituto de Artes da Unesp (1997 a 2006) e atualmente é professora do Departamento de Projeto da FAUUSP, onde leciona desde 2001. Coordena o Programa de Pós-graduação em Design e o Laboratório de Programação Gráfica (LPG); foi coordenadora do curso de graduação em Design (2006 a 2009) e vice-coordenadora (2011 a 2013). Reúne experiência nas áreas de Design, Arquitetura e Arte, atuando principalmente nos temas: design editorial, design ambiental, fotografia, processos de criação em design, processos experimentais e linguagem.
Cristiane Aun Bertoldi
Professora do Departamento de Projeto da FAU- USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), desde 2008. Possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU- USP (2005) na área de Design e Arquitetura, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2000) na área de Estruturas ambientais urbanas e possui graduação em Licenciatura em artes Plásticas pela ECA USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1991). É uma das coordenadoras do grupo de pesquisa Design em Ação: grupo de pesquisa sobre design e seus contextos contemporâneos. Sua atuação na área de design está voltada para design de produto e de serviço e para o processo de criação, modelos e protótipos e desenvolvimento de materiais para o design, envolvendo cerâmicos, de mobiliário, projetos de dispositivos e equipamentos voltados para educação, saúde e bem-estar.
Cyntia Malaguti
Graduada em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial – UERJ (1980) e doutora em arquitetura e urbanismo pela FAUUSP (2000), Cyntia é professora-pesquisadora do curso de design e do programa de pós-graduação em design da FAUUSP. Ela é especialista em Gestão do Design e Design para Sustentabilidade e desenvolve pesquisas que abrangem temas como logística reversa, cultura material, matérias-primas para design, estudos de futuro e inovação.
Daniele Cristine de Carvalho Joukhadar
Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual (1999), mestre em Educação, Arte e História da Cultura (2004) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie na qual é professora e pesquisadora nos cursos de graduação em Design, Publicidade e Propaganda. Foi professora colaboradora no curso de Latto Sensu em Comunicação Visual e Imagem de Moda na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Design Gráfico no SENAC e Design de Interiores na Fundação Armando Alvares Penteado. Atua há 22 anos no mercado com foco em Design de Marca, Branding, Design de Varejo e Comunicação Corporativa à frente da Elemento de Comunicação.
Débora Carammaschi
Especialista em pesquisa design, moda e cultura contemporânea. Mestre Interdisciplinar em Educação, Arte e História da Cultura com foco em filosofia e educação. Especialista em História da Indumentária e da Moda. Escritora e professora. Articuladora e facilitadora em políticas educacionais e gestão de recursos humanos. Foi membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC-MinC /Setorial de Design
Débora Gigli Buonano
Mestre e doutora em Educação Arte e História da Cultura pelo Mackenzie. Atuou profissionalmente na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no MASP. Foi bolsista da Fundação Vitae na National Gallery of Art Washington – DC e atua como professora de História da Arte, História das Exposições e História do Design, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e no IED – Instituto Europeu de Design.
Deborah Christo
Designer, professora e pesquisadora que estuda as relações entre Design, Arte e Moda. É doutora e mestre em Design pela PUC-Rio e designer graduada pela ESDI/UERJ. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Desenho Industrial da EBA-UFRJ. Atuou como coordenadora e professora em cursos tecnológicos, de graduação e de pós-graduação relacionados a Design e Moda no SENAI/CETIQT, PUC-Rio, UVA-RJ e IED-Rio. É autora do livro “Estrutura e Funcionamento do Campo de Produção de Objetos do Vestuário no Brasil”, além de possuir diversas publicações em livros, revistas, anais de congressos e simpósios na área do design e da moda.
Denise Dantas
Arquiteta formada pela FAUUSP (1986), com especialização em Industrial Design pela Scuola Politecnica di Design di Milano (1990). Concluiu o mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1998) e doutorado na mesma instituição (2005), sempre com pesquisas no campo do Design de Produtos. Atualmente é professora de Projeto de Produto no curso de Design da FAUUSP e também na pós-graduação, na área de Design e Arquitetura. Ainda na USP, coordena o LabDesign, Laboratório de Design de Produto e do Ambiente Construído, que mantém parcerias com instituições internacionais como o Politecnico di Milano. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em design de produtos, atuando principalmente nos temas: design centrado no humano, design de embalagem, design inclusivo, design de brinquedos.
Eduardo Augusto Costa
Docente do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, é professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, onde desenvolve pesquisa vinculada ao Programa Jovem Pesquisador da FAPESP. Lidera o Grupo de Pesquisa ‘Arquivos, fontes, narrativas: entre cidade, arquitetura e design’ (CNPq), tendo publicado diversos livros sobre Cultura Visual, onde se destaca ‘Cultura Visual & História’ (2016, Alameda). Foi vencedor do XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia e do ProAC/14 da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo.
Eduardo Camillo Kasparevicis Ferreira
Designer graduado, mestre e doutorando pela FAU USP; membro da Editora Sabiá. Como pesquisador, atua na área de História do Design, tendo publicado trabalhos, principalmente, sobre história do ensino da profissão no Brasil. Em 2018, recebeu junto de seu orientador, o Prof. Dr. Marcos da Costa Braga, o 3º lugar no 32º Prêmio Design MCB na categoria de Trabalhos Escritos Não-Publicados. Atualmente, no Doutorado, pesquisa a história do escritório GAPP – Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento. Profissionalmente atua com Design Digital e desenvolvimento de sistemas online.
Eleida Pereira de Camargo
Graduada em Design pela FAAP, mestre pela FAUUSP, doutora pela UNIFESP e pós-doutora pela FAUUSP onde concluiu pesquisa sobre Neurestética aplicada ao Design da Informação. Eleida foi indicada ao prêmio CAPES de teses pelo trabalho desenvolvido no doutorado e é membro do corpo editorial da Revista Neurociências. Premiada na XXII Anual de Artes Plásticas e Visuais do Museu de Arte Brasileira e no Concurso de Criação e Design de Brinquedos (ABRINQ/ FAUUSP). Professora universitária há 20 anos, tem diversos artigos publicados na área e é co-autora dos livros “Design de Embalagem: do Marketing à Produção” (Novatec); “Embalagens: Materiais, Processos, Máquinas e Sustentabilidade” (Prêmio Embanews), “Better Packaging, Better World” (Instituto de Embalagens) e Neurologia (UNIFESP/Manole). Atualmente vinculada à graduação e pós-graduação dos cursos de Artes, Design, Moda e Arquitetura do grupo FMU/FIAM/FAAM.
Fernanda Jordani Barbosa Harada
Graduação em Design pela FAAP-SP, Pós-graduação em Design de Interiores pela FAAP-SP, Mestrado e Doutorado (com complementação “sanduíche” nos EUA) em Ciências e Design pela UNIFESP-SP aplicando human-centered design para solucionar problemas dentro da área da saúde. Atua como designer e consultora em projetos do User Expert Lab dentro do Institute for Human Centered Design (IHCD/Boston/US) com o uso de técnicas centradas na experiência do usuário para guiar a busca por soluções inclusivas. Docente da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP-SP). Membro do conselho e co-fundadora da filosofia MedHacker e suas Oficinas Transdisciplinares de Inovação em São Paulo e no Brasil. É sócia-fundadora da Gorila D+H, atuando com pesquisa e experiência do usuário no processo de descoberta de demandas e desenvolvimento e teste de soluções em design.
Gabriel Patrocínio
PhD em Políticas de Design (Cranfield University, Reino Unido, 2013). Bacharel em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ (1982). Em 2019, começou a lecionar no curso de design do ISMAT Portimão (Universidade Lusófona, Portugal). Professor da UERJ desde 1993, onde exerceu também as funções de Diretor (2004-2008) e Vice-Diretor (2000-2004) da ESDI, e a partir de 2014, Professor Adjunto do IFHT/UERJ (licenciado). Membro do Conselho de Design do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2014-2016). Membro do Grupo Consultivo de Design do Governo do Estado do Rio de Janeiro (2007-2009). Diretor das associações de Designers Gráficos (ADG Brasil, 2013-2015), e de Designers de Produto (ADP, 2016-2018) e membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Empresas de Design, Abedesign (2014-2015). Designer e consultor, especializado na área criatividade e inovação e de políticas de design. Premiado no MCB em 2014 (tese) e 2016 (livro). Já atuou como membro dos juris dos prêmios internacionais iF Design, A’ Design e Clap Design.
Gabriela Botelho Mager
Graduada em Design Gráfico pela Universidade Mackenzie (1992), especialista em Design de Móveis pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2001), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004) e doutora em Design, pela PUC Rio (2011). É professora efetiva do curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design/ PPGDesign da Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi Diretora de Ensino em 2012-2013 e Diretora Geral na gestão 2013-2017 do Centro de Artes da UDESC. É líder do grupo de pesquisa NEST – Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares. Atua como Gerente de Tecnologia e Inovação da FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Tem como foco as áreas de Branding, Gestão de Design, Design de Interação e, Design e Empreendedorismo.
Grace Kishimoto
Docente e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Curso de Design. Integrante do grupo de pesquisa “Design, Teoria e Projeto” da FAU-Mackenzie. Mestre em Design, bolsista CAPES, pela Universidade Anhembi Morumbi (2015). Bacharel em Desenho Industrial com habilidade em Produto, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999). Atua como consultora em Design. Ministra disciplinas nas áreas de Design de Produto e de Comunicação. Atua principalmente nos seguintes temas: Joia, Embalagem, Brinquedo e Produção Gráfica.
Gustavo Curcio
Arquiteto, mestre e doutor em Design e Arquitetura, Gustavo é professor e pesquisador do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisas na graduação e pós-graduação na área de Design de Revistas e Projeto Gráfico Editorial (online e offline). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Design Visual, LabVisual – FAUUSP e do Grupo de Estudos de Novas Narrativas, GENN – ECAUSP. Possui pós-doutorado em Design e Arquitetura pela FAUUSP e experiência de 20 anos na área editorial, programação visual, direção de arte, direção de fotografia e direção de redação / publicidade. Recentemente foi curador da exposição Pauliceia 2.0, no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Faz parte do conselho editorial das revistas Arquitetura e Urbanismo (ISSN 0102-8979) e Téchne (ISSN 0104-1053). Coordena o projeto de extensão universitária de democratização do acesso ao design ArqXP | Experiências Inovadoras em Construção.
Ivo Eduardo Roman Pons
Sócio fundador da Data Machina, PhD em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Educação Artes e História da Cultura, e graduado em Desenho industrial (Design) também pelo Mackenzie onde é professor pesquisador período Integral. Possui um vasto histórico de articulação social, tendo fundado a ONG Design Possível, tendo sido Diretor da ADP (Associação dos Designers de Produtos), e atua na Unisol São Paulo, participante do Coletivo Brasil Design (CBrD) e das Cooperativas Ideário e Giro Sustentável.
João de Souza Leite
Professor-associado do programa de pós-graduação da Escola Superior de Desenho Industrial / UERJ, D.Sc. em Ciências Sociais, lidera grupo de pesquisa em história e teoria de design – HTDesign. A partir de 1980, com o designer Aloisio Magalhães, integrou a equipe de revitalização do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional, onde coordenou pesquisas e desenvolveu projetos editoriais e exposições. Fundador e co-editor da revista acadêmica Arcos: design, visualidade e cultura material (PPDEsdi) (1996), também editou a revista D2B: Design to Branding, publicada pelo GAD’ Design. Curador de exposições e conferencista, escreve regularmente sobre design, e foi agraciado por dois anos seguidos com o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.
José Roberto D’Elboux
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, instituição onde também recebeu o título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Doutor em Design. Sua tese de doutorado, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2020 e no 32º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2018). Tem especialização em Design Gráfico pelo Centro Mariantônia da USP. É professor na Graduação de Publicidade e Propaganda e na Pós-Graduação em Design na FAAP e, também, Diretor de Arte e de Criação com passagens nas agências DPZ, Y&R, Publicis, Leo Burnett e Africa. É curador do projeto Tipos Paulistanos, que registra tipografias existentes na paisagem urbana e arquitetônica de São Paulo.
Maria Stella Tedesco Bertaso
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991), com Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001) e especialização em Exhibition Design pela Domus, Milão, atua como arquiteta e professora. Lecionou nos cursos de Desenho Industrial e Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) de 1999 até 2016, em disciplinas de projeto e nos cursos de pós-graduação em Design de Interiores e em Design Gráfico da mesma instituição. Entre 2010 e 2012 conduziu cursos livres na Escola São Paulo e desde 2016 leciona nos cursos de graduação de pós-graduação de Arquitetura do SENAC SP. Colaborou com escritórios de arquitetura em São Paulo a partir de 1989, possuindo escritório próprio desde 2001 onde desenvolve projetos expográficos, institucionais, residenciais e comerciais. É Conselheira Suplente do CAU SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SP), atuando ativamente nas comissões de Comunicação e de Exercício Profissional.
Marcelo J. O. de Farias
Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Pós-Graduado em Design Management pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, Itália; Pós-Graduado em Agente de Inovação Tecnológica pela Universidade Tiradentes – UNIT em parceria com a ABIPTI; Pós-Graduado em Design pelo Centro de Diseño Industrial – CDI/FADU, Uruguai; Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor dos cursos de Design e de Moda da Faculdade Armando Alvares Penteado – FAAP/São Paulo, professor do curso Bacharelado em Design do Centro Universitário Senac, São Paulo. Desenvolve pesquisas, estudos e projetos nas áreas de Design Estratégico; Processos de Criação e Inovação; Comunicação e Semiótica, no âmbito do ensino e da prática profissional do design.
Myrna Nascimento
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo e também mestre em Ciências da Comunicação, Myrna é professora e pesquisadora do departamento de Projeto da FAUUSP, nos cursos de Arquitetura e Design, e do Centro Universitário Senac, onde também coordena o grupo de pesquisa em Comunicação, Arquitetura e Design. Os temas de suas pesquisas englobam ensino e experimentação, analogias entre Design e Arquitetura, Projeto/ Linguagem/ Representação, Comunicação/ Espaço/ Significação e estudos transdisciplinares dirigidos às representações da cultura material e imaterial.
Nancy Betts
Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela FAAP (1992) e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2002). Professora Titular na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) nas disciplinas: História da Arte no curso de Graduação em Artes Visuais e História da arte na Pós-Graduação de História da Arte lato sensu. Integrou até 2009, o corpo docente dos cursos de Pós-Graduação lato sensu de Audiovisual e Design Gráfico, do SENAC/SP, nas disciplinas de Semiótica da imagem e do som e Comunicação, Linguagem e Sentido respectivamente. Curadora independente e pesquisadora. Participação em congressos – ANPAP, INTERCOM. Atua, principalmente, nas linguagens da Arte, Design e Tecnologia, nos seguintes temas: análise de imagem, poéticas de reciclagem, ressignificação, apropriação, intertextualidade, interface crítica.
Nara Sílvia Marcondes Martins
Pós-Doutorado em Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes-Universidade de Lisboa, Doutora em Arquitetura e Urbanismo na FAUUSP, Mestre em Artes Visuais pela IAUNESP, graduada em Comunicação Social na FAAP e em Artes Plásticas na Faculdade de Artes de São Paulo. É professora pesquisadora adjunta no curso de graduação de Design na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orienta pesquisas de conclusão de curso, iniciação científica e monografia. Atualmente coordena o curso de Graduação de Design FAU -UPM, foi Coordenadora Adjunto Apoio Acadêmico e Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu em Arquitetura e Design FAU-UPM. É líder do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: Design, Teoria e Projeto desde o ano de 2000. Possui experiência na área do Design, Comunicação, História e Teoria do Design e das Artes Visuais. Possui pesquisas que discutem o contexto e as tendências do design contemporâneo, o design emocional, design socioambiental e economia criativa. É presidente da Associação Design Possível. Tem publicações de artigos científicos em congressos e periódicos internacionais além de livros e revistas especializadas.
Nelson José Urssi
Designer e Arquiteto. Doutor em Design e Arquitetura pela FAUUSP (2017), Mestre em Comunicação e Artes pela ECAUSP (2006) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas (1986). É professor universitário e coordena os Bacharelados em Design no Centro Universitário Senac. Profissional de projeto, investiga a experiência do indivíduo em uma cidade plena de dados. Integra os grupos de pesquisa Design, Ambiente e Interfaces na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e UrbeLab 4xCidade com o projeto Metacidade, design, dados e urbanidade no Centro Universitário Senac.
Norberto Gaudêncio Junior
Designer gráfico, professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É coordenador de Educação Continuada do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É autor dos livros “A Herança Escultórica da Tipografia” (2004) e “Cultura Gráfica” (2010). Foi curador e autor do texto do catálogo da exposição “Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes de bonde”, realizada no Instituto Tomie Ohtake (2011). Assina a coluna “Cultura Gráfica” publicada na revista Tecnologia Gráfica. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estágio realizado na Université Paris Descartes – Sorbonne (Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche do Exterior – PSDE/CAPES).
Olavo Aranha
Graduado em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (1987) e mestre em Industrial Design pelo Central Saint Martins College of Art and Design (Reino Unido, 1993), leciona nos cursos de Design e Arquitetura e Pós Graduação da FAU-Mackenzie. Atuou em design automobilístico, gráfico, linha branca, linha marrom e luminotécnica.
Priscila Lena Farias
Designer gráfica formada pela FAAP, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e professora associada na FAUUSP, onde coordena o LabVisual – Laboratório de Pesquisa em Design Visual. É editora-chefe do periódico científico ‘InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação’, e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior, tais como ‘Journal of Design History’ e ‘The Design Journal’. É autora dos livros ‘Tipografia Digital’ (2ab), ‘Visualizando Signos’ (Blucher), e de diversos artigos sobre tipografia, design e semiótica. É uma das coordenadoras da coleção ‘Pensando o Design’ (Blucher), tradutora de diversas obras sobre tipografia e design gráfico, e organizadora de coletâneas como ‘Advanced Issues on Cognitive Science and Semiotics’ (Shaker Verlag), ‘Design Frontiers’ (Designio) e ‘Dez Ensaios sobre Memória Gráfica’ (Blucher). Foi Coordenadora do Júri da Categoria Trabalhos Escritos do 29º e 30º Prêmio Design MCB, e Coordenadora do Concurso do Cartaz para o 31º Prêmio Design MCB.
Regina Lara
Docente Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) São Paulo/Brasil. Artista Plástica, expõe regularmente e atua na Criação e Restauro de Vitrais; Bacharelado em Design pela UPM, Mestrado em Artes pela UNICAMP, Doutorado em Psicologia pela PUCCAMP, Pós Doutorado pela VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes, Unidade de Investigação da FCT-UNL e FBAUL em Lisboa, Portugal. Tem experiência na área de artes, mantendo vínculos com a educação, desenvolvimento de projetos de formação artística e cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, design, criatividade, processos criativos, patrimônio e história cultural. É membro do ICOM Glass – The International Committee for Museums and Collections of Glass, da CRIABRASILIS – Associação Brasileira de Criatividade e Inovação e da ANPAP-Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Líder do Grupo Arte e Linguagens Contemporâneas-PPG-EAHC da UPM, e pesquisadora no Grupo Museu/Patrimônio da FAUUSP. Membro do conselho editorial da Revista ARA – FAU-USP e da Editora Uva Limão.
Rosana Vasques
Graduada em Design e mestre pela UFPR (2006 e 2011, respectivamente), especialista em mobiliário pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008) e doutora em Design e Arquitetura pela FAUUSP (2015), com período sanduíche no International Design Business Management (IDBM) da Aalto University, School of Business – Finlândia (2013). Recebeu Menção Honrosa no 26º Prêmio Design MCB por sua dissertação “Design, Cultura e Sustentabilidade” na categoria Trabalhos Escritos Não Publicados, e foi finalista na 30ª edição do Prêmio, com sua tese “Design, Posse e Uso Compartilhado: flexões e práticas”. Atualmente é professora no curso de Design da FAUUSP e do Master em Pesquisa de Mercado e Consumer Insights da ESPM. Desenvolve pesquisa sobre ecossistemas de inovação em parceria com professores da PoliUSP, da Queen Mary University London e do Institute for Design Innovation da Loughborough University – London, além de atuar como consultora em design research e service design.
Sandra Harabagi
Artista Plástica. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Criadora da disciplina ‘Laboratório de Criação’ para os Cursos de Moda no Brasil. Consultora na área de Processos de Criação e Desenvolvimento de Produto em Moda e Design. Atuou nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Plásticas, Design e Moda das Faculdades: Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP; Instituto Europeu de Design – IED. Faculdade Santa Marcelina. SENAC; Universidade Anhembi Morumbi; e Universidade Mackenzie.
Sara Goldchmit
Graduada em Arquitetura e Urbanismo, com mestrado e doutorado em Design e Arquitetura pela FAUUSP, Sara atualmente é professora de design na FAUUSP. É membro do LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual da FAU USP). Coordena e participa de projetos de pesquisa multidisciplinares na linha de pesquisa Design para Saúde, do grupo de pesquisa Design em Ação (CNPq). Áreas de interesse incluem comunicação visual, design da informação, design centrado no usuário e design para saúde.
Sueli Garcia
Doutora em Educação, Arte e História da Cultura do Mackenzie-SP (2014), mestra em Comunicação pela UNIP (2002) e graduada em Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1986). Atualmente é docente e coordenadora dos cursos de graduação de Design de Interiores e Design de Produto do Belas Artes-SP. É também docente dos cursos de Pós-graduação em Design de Interiores e do Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Design da mesma instituição. É autora dos livros “Arquitetura do Espaço Cenográfico” (2011) e Arte e Cultura na Moda como fundamentos do vestir contemporâneo (2014). É conteudista do EAD de História do Design da Belas Artes. É Vice-presidente do Acadêmico da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde 2010 é head e co-fundadora do escritório P.O.Box Design, empresa que desenvolve Tendências, Visual Merchandising, Produtos e Interiores Comerciais, através de Projetos e Consultoria, e conta com 2 prêmios na área em 2018 e 2019. Desenvolve figurino e cenografia para instituições culturais como Unifesp e Sesc há 14 anos.
Tatiana Gentil Machado
Graduada, mestre e doutora pela FAUUSP, possui experiência em Arquitetura, Comunicação e Design, e desenvolve pesquisa com foco nas relações entre design, educação e interação, especialmente em museus, espaços culturais e educativos. Foi professora nos cursos de Graduação da Universidade Anhembi Morumbi e da Escola da Cidade, e de Pós-Graduação em Design de Interiores da FAAP. Lecionou também nos cursos trienais e de pós-graduação do Istituto Europeo di Design São Paulo (IED São Paulo) e nos cursos de formação profissional ministrados pelo CRIED São Paulo em parceria com o SEBRAE Nacional. Trabalhou e colaborou com escritórios de design no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é sócia-diretora da CLE I Creative Learning Experiences, por meio da qual desenvolve projetos de design e cursos e workshops de aprendizagem criativa para escolas e instituições culturais.
Virginia Borges Kistmann
Designer pela ESDI- Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro, mestre pelo RCA- Royal College of Art, Inglaterra e doutora em engenharia, produção e sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professora dos cursos de graduação em design da Universidade Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como docente visitante na Hochschule der Künst HdK, Berlim, e na Université Savoie Mont Blanc, França. É professora sênior do Programa de Pesquisa em Pós-Graduação em Design da UFPR, onde é líder do Grupo de Pesquisa em Gestão de Design e coordenadora do Núcleo de Gestão de Design. Desenvolve pesquisas no campo da gestão de design, com foco no design para cerâmicos e design para cidades. Profissionalmente, trabalhou como designer e gestora de design em empresas privadas paranaenses.
Viviane Nicoletti
Mestra em Design e Arquitetura pela FAUUSP, possui graduação em Artes Plásticas com habilitação em escultura (ECA-USP) e graduação em Desenho Industrial (FAU-Mackenzie). Em sua atuação na indústria foi premiada com um Golden A’design Award e menção honrosa no 28º Prêmio Museu da Casa Brasileira. É co-fundadora do grupo de pesquisa “Por um design relacional” sediado na FAUUSP desde 2016. Sob aporte decolonial, pesquisa sobre as trocas entre o design institucional e outras formas de fazer design. É docente no Istituto Europeo di Design e na Universidade São Judas Tadeu.
Zuleica Schincariol
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, especialização em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da USP, mestrado em Arquitetura e Urbanismo, na sub-área de concentração de Programação Visual, pela USP. Zuleica é professora e pesquisadora do Curso de Design da FAU-Mackenzie, integrante do grupo de pesquisa Design, arte, linguagens e processos. Tem experiência profissional no campo do design, com ênfase em programação visual, atuando principalmente nos temas relativos a design gráfico, design editorial, tipografia, design gráfico ambiental e história do design.
Serviço Inscrições:
34º Prêmio Design MCB
Inscrições: 20 de maio a 04 de agosto
Taxa de inscrição: R$ 98,00. Desconto de 50% para estudantes e 25% para Amigos do MCB
Resultado: pelo site www.mcb.org.br
Realização: MCB