CONVERGÊNCIAS TIPOGRÁFICAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE IMPRESSOS LUSO-BRASILEIROS DOS SÉCULO XVIII E XIX COMO UM FUNDAMENTO PARA PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS EM DESIGN DE TIPOS

Edição: 34º Prêmio Design (2021)
Categoria: 
Trabalhos escritos não publicados
Selecionado Inscrição: 2021-2-00298
Design/Autor(a): Emerson Nunes Eller
Orientador(a):
Jorge Manuel dos Reis Tavares Duarte e Sérgio Antônio Silva (coorientador)
Instituição de Ensino:
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

Texto do Júri: A tese aborda um tema pouco tratado de forma original, pois propõe debate que pode dar origem a novas pesquisas. Tem ótimos momentos, tais como o relato sobre a oficina tipográfica ‘Patricia’, em Minas Gerais, e as evidências de que a empresa teria fundido tipos. A pesquisa demonstra que artefatos históricos podem fornecer traços culturais que fundamentam projetos tipográficos, estabelece pontos de convergência e enriquecimento para a produção editorial luso-brasileira e discute métodos e processos de produção tipográfica digital. Investigação importante para a cultura tipográfica, o trabalho amplia o panorama da história da impressão e valoriza a cultura do impresso luso-brasileiro.

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