PROGRAMAÇÃO

PERFIL TONINHO FERRAGUTTI | MÚSICA NO MCB

PERFIL TONINHO FERRAGUTTI | MÚSICA NO MCB

Foto: Tarita Sousa

#MÚSICANOMCB

MCB homenageia o grande acordeonista brasileiro Toninho Ferragutti

Filho do saxofonista e compositor socorrense Pedro Ferragutti, Toninho seguiu os passos do pai no caminho da música. Incentivado pela família, Toninho Ferragutti cresceu e se tornou um dos mais inventivos e talentosos acordeonistas do Brasil.

“Toninho Ferragutti traz em seu acordeom a síntese de todos os grandes acordeonistas brasileiros e, ao mesmo tempo, é um instrumentista singular, com personalidade e som próprios e únicos, que praticamente reinventam o instrumento”
– Maria Luiza Kfouri

Toninho começou cedo a se dedicar ao acordeon. Foi em Socorro (SP), onde deu inícios aos primeiros estudos musicais, posteriormente complementados em rodas de choro, grupos de baile, de música gaúcha e gafieiras.

O compositor e arranjador também passou pelo Conservatório Gomes Cardin, em Campinas (SP), mas foi apenas em 1983 – depois de deixar o curso de medicina veterinária pela UNESP de Botucatu e mudar para São Paulo (SP) – que se viu completamente imerso no universo da música. Na capital, iniciou sua carreira e se profissionalizou como músico. E desde então, não parou mais de tocar.

Ao longo dos anos, participou de programas de televisão, gravações de discos de grandes artistas internacionais e da MPB como: Gilberto Gil, Zé Ramalho, Elba Ramalho e Maria Bethania. Realizou também inúmeras trilhas sonoras para cinema e novelas e recebeu duas indicações ao Grammy Latino nos últimos anos.

Toninho é um artista incansável. Participou como solista de diversas orquestras como Orquestra de Maria Schneider (USA), Orquestras Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM), entre outras, e vem realizando shows dos seus trabalhos mais recentes solo e em parcerias.

Entre suas apresentações mais recentes estão as parcerias com o Quinteto de Cordas no Festival de Música de Câmara do SESC e com a Orquestra de Cordas de Londrina; a participação no Festival Victor Salvi (Cartagena/Colômbia); shows com Liliana Herrero no Teatro Tecnópolis (Buenos Aires/Argentina), no Spoleto Jazz (Charleston/USA) e em Concertgebouw (Amsterdam/Holanda); apresentação no BMW Festival (São Paulo/SP), Womad Festival (New Plymouth/Nova Zelândia e Adelaide/Austrália) e Carnegie Hall com Gilberto Gil (New York/USA).

Abaixo, você confere mais realizações do grande acordeonista brasileiro Toninho Ferragutti:

PRÊMIOS E INDICAÇÕES

Indicação: Prêmio Tim

Indicação: Prêmio Governador do Estado de São Paulo

Prêmio: troféu ‘Açorianos’ de música (2014/2015) – categoria ‘Melhor Compositor Erudito’

Prêmio: troféu ‘Cata-Vento’ (2015) – categoria ‘Música Instrumental’

Prêmio: 28º Prêmio da Música Brasileira (2017) – melhor solista na categoria ‘Música Instrumental’

DISCOGRAFIA

Oferenda – eldorado Japão 1996 – em duo com Roberto Sion (Saxofone)
Sanfonemas – Pau Brasil – 2000 – Grammy Latino ano 2000
Forrobaby – MCD – 2005- CD infantil
Nem Sol, Nem Lua – Biscoito Fino – Acordeom e quinteto de cordas – indicado ao Premio TIM de melhor CD de música instrumental 2006
Trio 202 – Azul Music 2007 – Toninho Ferragutti (Acordeon), Nelson Ayres (piano), Ulisses Rocha (violão). Ao vivo, na jazz Standart de New York.
Como manda o Figurino – Duo de acordeon com Bebê Kramer – Gravadora Boranda 2011 . Prêmio Catavento – Melhor Cd instrumental
O sorriso da Manu – gravadora Boranda – 2012 – esta na lista dos 10 melhores cds de 2012 na opnião do crítico musical Carlos Calado.
Festa na Roça – Duo com Neymar Dias (viola caipira)- independente – Distribuicão Boranda – 2013- Indicado ao Grammy Latino 2014 – categoria música de Raiz
Comum de Dois – Duo com Marco Pereira (VIolão) – 2014 Gravadora Boranda.
A Gata Café – quinteto – Gravador Boranda
Chorinho Feliz e Mumadji Com Maria João e Mario Lajinha

Toninho Ferragutti & Salomão Soares – Toninho Ferragutti (Acordeon) e Salomão Soares ( Piano)- Selo Ceara 202

Paisagem Verde – Toninho Ferragutti e Sandra Fidalgo (Voz) – Selo Boranda

Para acompanhar o trabalho de Toninho Ferragutti, fique de olho nas redes sociais do artista:

Facebook | Instagram | Site | Youtube

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completa 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content