PROGRAMAÇÃO

PERFIL ROGÉRIO BOTTER MAIO | MÚSICA NO MCB

PERFIL ROGÉRIO BOTTER MAIO | MÚSICA NO MCB

Foto: Ruth Hochheimer Engelberg

#MÚSICANOMCB

MCB homenageia o músico Rogério Botter Maio

Rogério Botter Maio é baixista acústico e elétrico, compositor, arranjador e produtor musical. Natural da cidade de Assis – interior de São Paulo – estudou música na UNICAMP, na Hochschule für Musik (Graz, Áustria) e na Berklee College of Music (Boston, EUA).

Ao longo de 37 anos de carreira, Botter Maio construiu uma história consistente no cenário musical. Em 1989, atuou como músico em ‘O Poderoso Chefão III’ enquanto morava em Roma.

Viveu 15 anos no exterior, dos quais cinco esteve em Nova York (EUA) tocando junto a grandes músicos internacionais como: Paquito d’Rivera, Lionel Hampton, Cláudio Roditi, Manfredo Fest, Leny Andrade e outros.

Realizou gravações com Gerry Mulligan & Jane Duboc, Naná Vasconcelos e o trio de Dom Salvador, com o qual se apresentou no Chivas Jazz Festival 2003.

Em 2004, o músico vivenciou um grande marco em sua carreira ao se apresentar com seu grupo musical no Indonésia Open Jazz Festival e desde então tem levado sua música e ministrado seu workshop de música brasileira em diversos países europeus.

Sua volta ao Brasil foi marcada pelas parcerias com os músicos Jovino Santos Neto, Danilo Caymmi, Ná e Dante Ozzetti e Soundscape Bigband, além das participações como membro do trio de Nelson Ayres (1999 a 2005), do trio de Adylson Godoy (2011) e do Grupo Mawaca (2012-2019).

O músico também atuou como líder e produtor dos discos: ‘Crescendo’ (1996), ‘Aprendiz’ (2000), ‘Prazer da Espera’(2005), ‘Tudo por um Ocaso’ (2009) e ‘Sobre o Silêncio’ – álbum pré-indicado ao Prêmio Brasileiro de Música (2013).

Atualmente, Rogério Botter Maio está produzindo um curso online e seu primeiro songbook (ou “livro de partituras”). O músico também compõe e arranja para formações camerísticas, além de tocar projetos próprios em formações de trio, quarteto e noneto, sendo que este último teve sua estreia no Museu da Casa Brasileira (MCB) em 2016. Também vem trabalhando na composição de trilhas para filmes, peças de teatro e coreografias.

 

‘POR UM TRIZ’

O sexto disco do contrabaixista e compositor foi lançado recentemente e apresenta 10 faixas dedicadas exclusivamente a canções predominantemente acústicas. Neste álbum, algumas obras são composições já gravadas anteriormente como instrumental e que receberam letra nos últimos anos e outras são trabalhos autorais inéditos.

Intitulado ‘Por um triz’, o álbum conta com as participações de: Jane Duboc, Renato Braz, Sérgio Santos, Fátima Guedes, Vanessa Moreno, Ana Paula da Silva e o cantor português Jazzafari nas interpretações vocais. Os músicos Cristóvão Bastos e Hector Costita também são destaques nesta obra marcado por uma instrumentação rica e variada.

Para acompanhar o trabalho de Rogério Botter Maio, acesse:

Site | Facebook | Instagram | Spotify | Youtube | Link.tree

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completa 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content