PROGRAMAÇÃO

PERFIL QUINTA ESSENTIA | MÚSICA NO MCB

PERFIL QUINTA ESSENTIA | MÚSICA NO MCB
Conheça a história do quarteto de flautas Quinta Essentia.

Fotos por Heloisa Bortz

#MCBEMCASA

Como principal representante da flauta doce no Brasil e com o objetivo de tornar a música erudita acessível a todos, o Quinta Essentia, um dos homenageados da campanha #MCBEMCASA, nasceu em 2006 e ocupa uma das posições de maior relevância entre os grupos de música de câmara brasileiros atualmente, e – com uma formação inusitada – apresenta quatro integrantes tocando um mesmo instrumento enquanto experimentam infinitas possibilidades musicais de uma maneira eclética e versátil.

Em diferentes cenários musicais, o quarteto mostra todos instrumentos da família da flauta doce, nos mais diversos repertórios. Fora do circuito de massa, o grupo já fez mais de 300 concertos, mais de 10 turnês internacionais por todos os continentes e em 2019 foi convidado de honra do Shenzen Belt & Road Music Festival – um dos maiores festivais de música da China – e neste ano foi convidado para o festival de Música Barroca e Renascentista “Misiones de Chiquitos”, na Bolívia.

As obras criadas e apresentadas nacional e internacionalmente pelo Quinta Essentia são resultados expressivos e eloquentes do trabalho de pesquisa de repertório e interpretação do grupo, que em 2007 também criou o Encontro Nacional de Flauta Doce (ENFLAMA) e trouxe ao Brasil flautistas renomados como Paul Leenhouts (Holanda/USA), com quem o quarteto também já produziu inúmeros trabalhos.

Abaixo, você confere a discografia do grupo:

Caboclo (2020) – Selo ARS-Produktion – Alemanha

A Arte da Fuga (2017) – Selo ARS-Produktion – Alemanha

Sonata 6: J. B. de Boismortier [EP] (2017) – Selo Tratore – Brasil

Falando Brasileiro (2014) – Selo Kalamata – Brasil

La Marca (2008)

X Festival Misiones de Chiquitos (2015) – como convidados

Diálogos Improváveis (2016) – CPFL Cultura – como convidados

Live – Transmissão no dia 23/08

 

Acompanhe os artistas:
FacebookInstagram | Site Oficial | YouTube | Spotify

 

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de janeiro e dezembro, reúnem atualmente cerca de 500 espectadores em média a cada domingo.

O MCB está fechado temporariamente. No atual cenário, o MCB adapta seu conteúdo para o digital, disponibilizando diversos materiais em sua campanha #MCBemcasa e na plataforma #CulturaemCasa. Entre os conteúdos lançados, há visita virtual, playlists, artigos e atividades nas redes sociais. Acompanhe!

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content