PROGRAMAÇÃO

PERFIL NEYMAR DIAS | MÚSICA NO MCB

PERFIL NEYMAR DIAS | MÚSICA NO MCB

Foto: Noemi Melo

#MÚSICANOMCB

MCB homenageia o multi-instrumentista com paulistano Neymar Dias

Neymar Dias é um dos grandes multi-instrumentistas brasileiros que carregam uma história única e incomum. Paulistano e filho de um compositor de música caipira, Neymar carrega nas memórias desde a primeira infância uma história afetiva com a música e sua vastidão de estilos.

Com uma musicalidade ímpar, Neymar começou a tocar diversos instrumentos sozinho. Autodidata, aprendeu viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim. Posteriormente, desenvolveu um conhecimento aprofundando sobre a música regional brasileira e iniciou os estudos regulares de música pela FAAM – Faculdade de Artes Alcântara Machado, onde se formou em composição e regência.

Ao longo de sua trajetória, integrou orquestras respeitadas como a OSUSP e a Experimental de Repertório e desenvolveu projetos excelentes como contrabaixista, compositor e arranjador tanto na música erudita quanto na música popular brasileira (MPB) junto a nomes como: Inezita Barroso Nelson Aires, Tinoco, Monica Salmaso, Ivan Lins, Theo de Barros, Nana Vasconcellos, André Mehmari, Toninho Ferragutti, entre outros.

VIDA E OBRA

Nos últimos anos, Neymar concretizou inúmeras realizações que enriqueceram a cena musical brasileira e sua própria carreira. Em 2005, recebeu o prêmio revelação do “Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola Caipira”, com composição própria. Já no ano de 2008, viajou como contrabaixista do renomado saxofonista Branford Marsalis por uma extensa turnê nos Estados Unidos, com o espetáculo “Brasilianos”.

Em 2009, Neymar lançou seu primeiro CD, ‘Capim’, pela gravadora CPCUMES com obras e arranjos autorais. Pouco depois, em 2010, lançou o CD ‘Intervalo’ junto a seu quarteto de cordas. O disco foi marcado por obras autorais que permitiram ao músico atuar como: compositor, baixista, violeiro e arranjador.

Lançou seu CD ‘Caminho de Casa’ em 2012 e tocou diversos instrumentos para esta realização como uma forma de homenagear a música caipira e suas influências. Em 2013, lançou um novo CD em parceria com Toninho Ferragutti em que buscou resgatar clássicos da música brasileira raiz por meio de uma sonoridade camerística. Esse trabalho duo resultou na nomeação dos dois artistas ao Grammy Latino de 2014 concorrendo na categoria de melhor álbum de música raiz (Festa na Roça).

De 2011 a 2013, Neymar integrou a banda de Ivan Lins como violeiro e violonista. Em 2015, lançou um álbum camerístico chamado ‘Come Together!’, o qual foi totalmente dedicado a obra dos Beatles e desenvolvido ao lado do baixista Igor Pimenta. No mesmo ano, o músico deu início a uma turnê nacional com Monica Salmaso.

Em 2016, o multi-instrumentista arranjou e produziu um projeto novo com Ivan Lins e Rafael Altério e em 2017 lançou seu novo CD solo ‘Neymar Dias Feels Bach’, com leituras próprias das obras de J. S. Bach traduzidas para a viola caipira. Recentemente, Neymar Dias também lançou mais um CD autoral intitulado ‘Minhas Canções Instrumentais’, que pode ser acessado na íntegra pelo Spotify.

Para acompanhar o trabalho de Neymar Dias, acesse:

Facebook | Instagram | Spotify

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completa 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content