PROGRAMAÇÃO

PERFIL MAWACA | MÚSICA NO MCB

PERFIL MAWACA | MÚSICA NO MCB
O grupo comemora 25 anos.

Foto: Amanda Moraes

#MCBEMCASA

O Mawaca é um dos homenageados da campanha #MCBEMCASA e aproveitamos o momento para celebrar os 25 do grupo.  Eles já se apresentaram no Museu da Casa Brasileira, em diversas ocasiões, e iriam fazer um show na 21ª temporada do projeto Música no MCB. No entanto, por orientação do Centro de Contingência do Covid-19, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo adotou a medida de suspensão do funcionamento de museus temporariamente. Por enquanto, você pode ouvir a banda na playlist do Spotify, ‘Música no MCB’.

O MAWACA é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversas culturas do mundo. Com arranjos inovadores e criativos, o Mawaca apresenta uma música vibrante, pérolas do repertório mundial que foram transmitidas de geração em geração pela tradição oral. O repertório do grupo é formado por músicas de diversas tradições mediterrâneas, balcânicas, africanas, japonesas, chinesas, resultado de extensa pesquisa realizada pela arranjadora e diretora musical do grupo Magda Pucci. São temas ancestrais que possibilitam a pesquisa de sonoridades múltiplas revelando as características étnicas locais buscando sempre estabelecer inter-relações com a música brasileira.

Em 2020, o Mawaca comemora 25 anos de carreira tendo já produzido sete álbuns e quatro DVDs. Entre os últimos projetos gravados destacam-se o CD-DVD Inquilinos do Mundo, lançado em 2013 que apresenta um repertório de temas de povos ciganos, nômades, migrantes, exilados e refugiados o DVD Rupestres Sonoros, trabalho voltado para os cantos indígenas da Amazônia e o DVD Ikebanas Musicais com pérolas do repertório tradicional japonês entrelaçadas com a musicalidade brasileira.

O grupo já se apresentou em diversos países como Alemanha, Espanha, Portugal, Grécia, França, Bolívia, China e em diversos locais do Brasil.

O Mawaca exemplifica com sua música questões que passam pelo pluralismo cultural. Assim, buscando abrir olhos e ouvidos do seu público sobre questões ligadas a tolerância religiosa assim como às diferenças, e fazer compreender as diferenças étnicas entre os povos, seja ele, o homem indígena do norte do Brasil ou o muçulmano árabe ou o refugiado africano assim como as questões femininas sempre presentes no universo sonoro do grupo.

Confira abaixo o vídeo com depoimentos gravados especialmente para comemorar os 25 anos do Mawaca e que apresenta partes do show Inquilinos do Mundo.

Acompanhe o grupo:
Site: mawaca.com.br/
Facebook: @grupomawaca
Instagram: @mawaca_oficial
Youtube: Mawaca

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de janeiro e dezembro, reúnem atualmente cerca de 500 espectadores em média a cada domingo.

O MCB está fechado temporariamente. No atual cenário, o MCB adapta seu conteúdo para o digital, disponibilizando diversos materiais em sua campanha #MCBemcasa e na plataforma #CulturaemCasa. Entre os conteúdos lançados, há visita virtual, playlists, artigos e atividades nas redes sociais. Acompanhe!

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content