PROGRAMAÇÃO

PERFIL MAESTRO ROBERTO SION | MÚSICA NO MCB

PERFIL MAESTRO ROBERTO SION | MÚSICA NO MCB
Conozca la historia del maestro Roberto Sion.

Foto: Angela Reze

#MÚSICANOMCB

Museu da Casa Brasileira homenageia o maestro Roberto Sion

Roberto Sion é multi-instrumentista e começou cedo a trilhar os caminhos da música. Aos cinco anos de idade, começou a aprender piano e nove anos mais tarde, aos 14, clarinete e saxofone. Atualmente, reconhecido pelo seu trabalho célebre como músico e compositor, ele também aprendeu solfejo, harmonia, canto coral, regência e composição com o professor e arranjador Damiano Cozzella.

VIDA E OBRA

Aos 25 anos, Roberto se formou em Psicologia, mas foi a Música que trilhou. Foi para a Berklee School (Boston), onde cursou as matérias “arranjo” e “improvisação” e também deu sequência aos estudos em saxofone com os professores Joseph Viola, Joe Allard, Ryo Noda e Lee Konitz.

Após seu retorno ao Brasil, estudou flauta com Grace Bush, Antônio Carrasqueira, Keith Underwood, Oliver Toni e outros músicos renomados que proporcionaram que Roberto ampliasse cada vez mais seus conhecimentos a fim de que se tornasse um grande maestro, como é reconhecido atualmente.

Ao longo dos anos, viajou inúmeras vezes à Europa com Vinícius de Moraes e Toquinho e recebeu críticas extremamente importantes para a sua carreira, especialmente nas últimas três décadas. Recentemente, uma tradução juramentada pelo consulado do Japão em São Paulo descreveu Roberto Sion como um dos mais importantes alto-saxofonistas do mundo.

Fundou a Orquestra Jovem Jobim em 2001 e atuou como maestro titular até o ano de 2014. Atualmente, é compositor colaborador da OSESP, doutor em Música pela UNICAMP, diretor e regente da Big Band do Projeto Música Cidadania (Atibaia) e atua como solista de sopros.

DISCOGRAFIA

Conheça algumas das obras do maestro Roberto Sion disponíveis para acesso online:

Roberto Sion – After Hours – Amazonas

Sax Happy Hour – Made in Brasil

Toninho Ferragutti e Roberto Sion – Oferenda

Roberto Sion e Maurício Gusmão Apresentam: 12 Canções Inéditas

Para acompanhar o trabalho de Roberto Sion, fique de olho nas redes sociais do maestro:

Instagram | Facebook | SoundCloud | Spotify

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completa 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content