PROGRAMAÇÃO

PERFIL GUILHERME RIBEIRO | MÚSICA NO MCB

PERFIL GUILHERME RIBEIRO | MÚSICA NO MCB
Conheça a história de Guilherme Ribeiro.

Foto: Guilherme Carvalho

#MÚSICANOMCB

 Museu da Casa Brasileira homenageia o músico Guilherme Ribeiro

Natural de Santos (SP), Guilherme Ribeiro é mestre em Performance Musical (UFMG) e bacharel em Música Popular pela UNICAMP. No decorrer de sua carreira, vem atuando como pianista, acordeonista, compositor e arranjador ao lado de outros grandes músicos como Paulo Moura, Raul de Souza, Maurício Einhorn, Gabriel Grossi, Jamil Maluf/OER, Isaac Karabtchevsky/OSESP, Fabiana Cozza, Dominguinhos, João Donato, Mariana Aydar, Céu, Luiz Tatit, O Teatro Mágico, Zizi Possi, Virgínia Rosa e Titãs.

O artista também já passou pelos palcos de grandes festivais internacionais como Montreal Jazz Festival (Canadá), North Sea Jazz Festival (Holanda), JVC Jazz Festival (França), Sfinks (Bélgica), Coachella (EUA), National Arts Festival Makhanda e South Africa Association for Jazz Education (África do Sul).

Na discografia de Guilherme, estão os discos “Calmaria” (2010), “Que se deseja rever” (2012), “A deep surface” (2013), “Tempo” (2015), “Facing South” (2019), e “NUUU!” (2019). Na área da educação musical, ensina: piano, acordeon, contraponto e prática de bandas na Faculdade Souza Lima e na EMESP Tom Jobim, em São Paulo.

Desde 2012, também leciona acordeon e música brasileira no Arcevia Jazz Feast, na Itália. E em 2020, por meio de uma bolsa Fulbright, atuou como professor visitante na Jacobs School of Music, na Indiana University (EUA). Atualmente, é diretor artístico da Orquestra Anelo, big band de jazz do Instituto Anelo, projeto social localizado na cidade de Campinas (SP), atuando como regente e arranjador.

Acompanhe o trabalho do artista pelos canais:

Instagram | YouTube

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content