PROGRAMAÇÃO

PERFIL GUGA STROETER | MÚSICA NO MCB

PERFIL GUGA STROETER | MÚSICA NO MCB
Conheça a história de Guga Stroeter.

Foto: Cheila Ferlin

#MÚSICANOMCB

#MCBEMCASA

 
Museu da Casa Brasileira homenageia Guga Stroeter

 Gustavo Cerqueira Stroeter – também conhecido como “Guga Stroeter” é músico, produtor, empresário cultural e escritor.

Ao longo da vida, “Guga” estudou com os mestres Nelson Aires (harmonia), Edgar Poças (harmonia) e John Boudler (percussão), adquirindo conhecimentos importantes para a trajetória que construiria na música brasileira.

Começou sua carreira musical aos 23 anos com a fundação do Grupo Sossega Leão, logo após finalizar seus estudos como bolsista no Festival de Inverno de Campos do Jordão, tendo cursado Jazz, Improvisação e Prática de Banda.

No final dos anos 80, fez história ao fundar o Nouvelle Cuisine – quinteto de jazz reconhecido e premiado como uma das principais novidades musicais da época – e a Big Band HeartBreakers (HB), orquestra em que atua até hoje tocando em musicais, shows e discos.

Parceria do Nouvelle Cuisine com Marisa Monte, gravado em 1988

 

Big Band HeartBreakers (HB) interpretando Chiclete com Banana. Voz: Graça Cunha.

 

Durante a década de 1990, atuou em frentes diversas fomentando a cultura. Abriu a casa noturna Blen Blen Club, fazendo com que o local se tornasse uma importante referência para a música alternativa paulistana. Em seguida, enveredou para os caminhos da Produção Musical e retornou ao Festival de Inverno de Campos do Jordão; dessa vez, dirigindo a programação popular como curador do Projeto Novo Canto da IBM. Na época, também atuou como diretor musical de eventos especiais no canal MTV, tendo sido responsável por produzir, ensaiar e tocar com grandes nomes como: Rita Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé no Reencontro dos Tropicalistas do VMB de 1999.

MTV Video Music Brasil (VMB), 1999. Arranjos inéditos: Rogério Duprat

 

Devido à sua versatilidade e paixão pelo teatro e pela dança contemporânea – na mesma década – atuou na roteirização, produção e direção musical do musical Baile Estelar.

Baile Estelar, de Guga Stroeter e José Possi Neto. Coreografia: Jorge Garcia.

A música desse trecho é um rearranjo de Dino Barioni para o Choro nº7 de Villa Lobos.

 

O novo milênio trouxe novos ares à carreira de Guga Stroeter. No início dos anos 2000, fundou e presidiu a organização sem fins lucrativos Sambatá, proporcionando um intenso intercâmbio cultural entre Brasil e Cuba. Os esforços aplicados a essa iniciativa resultaram no álbum “Agô – Cantos Sagrados de Brasil e Cuba”.

Entre as realizações mais recentes do músico, também estão: a parceria com a cantora cubana Liena Centeno, além de suas atuações como escritor e articulista nas revistas Bravo, IstoÉ Gente, no jornal Folha de S. Paulo e o lançamento de seus livros Monstros Peludos (editora Nova Fronteira), Neguinho (editora Ateliê) e do pôster Uma Árvore da Música Brasileira (Editora Sesc).

Guga Stroeter e Liena interpretando o bolero cubano La Gloria Eres Tu, composição de José Antonio Méndez.

 

Animação para promoção do livro Uma Árvore da Música Brasileira, de Guga Stroeter.

 

Acompanhe o trabalho de Guga Stroeter pelos diferentes canais:

Instagram | Facebook | Youtube | Spotify | Site

 

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content