PROGRAMAÇÃO

PERFIL FREEDOM BIG BAND | MÚSICA NO MCB

PERFIL FREEDOM BIG BAND | MÚSICA NO MCB
Conheça um pouco mais da história da banda.

Foto: Gabriel D´Carvalho

 #MCBEMCASA

O grupo Freedom Big Band é um dos homenageados da campanha #MCBEMCASA. Abaixo o público pode conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos integrantes da banda. Confira!

A Freedom Big Band é formada por 17 talentos musicais que se uniram e se dedicaram a arte. Dos 17 músicos, 14 têm em comum a experiência da atuação na consagrada Orquestra Jovem Tom Jobim, popularmente conhecida como “Jazzinha”.

O nome da banda deixa explícito um dos objetivos dos músicos: criar a cada compasso, fazendo das notas musicais mais que uma contagem matemática. A capacidade de improviso não é sem preço. Hoje, cada músico pode brindar seus ouvintes, graças à dedicação integral ao estudo teórico e à prática musical com formação em nível superior da maioria dos integrantes.

Influências
Além da cumplicidade musical, a Freedom Big Band conta com a chancela de nomes influentes da música brasileira como o trompetista professor Daniel D’Alcântara, um dos principais incentivadores da banda e que já emprestou seu talento em algumas apresentações.

Nos primeiros anos da Freedom, todos os concertos foram dedicados ao repertório e influências como:  Count Basie, Sammy Nestico, Thad Jones entre outros que se consagraram na era das Big Band’s.

Repertório
Em busca de uma identidade própria musical, o grupo pesquisa diversos gêneros musicais brasileiros, curiosidades, compositores, e também algo que se una a outras vertentes da arte.

Confira o vídeo da música ‘Outros Carnavais’:

O primeiro CD do grupo foi lançado, em 2018, com o nome de ‘Semana de Arte Moderna’, com a proposta de musicar quadros, esculturas, monumentos, poemas e curiosidades da Semana de 22, início do Modernismo no Brasil.

Shows
Desde a primeira apresentação em abril de 2013, a Freedom Big Band já se apresentou no palco do Museu da Casa Brasileira e participou do Trumpet Jazz Festival acompanhando importantes trompetistas mundiais, como: Tanya Darby, Rex Richarson, Georgina Jackson e Vince DiMartino.

Em 2019, participou do 12˚ Movimento Cultural Jazz a La Calle no Uruguai, encontro internacional de Músicos fazendo o show de encerramento. O grupo ainda esteve no I Festival Internacional de Saxofonistas em Mogi das Cruzes, acompanhando importantes saxofonistas brasileiros: Josué Santos, Vitor Alcântara e Elias Coutinho. Em 2020, antes da pandemia,  participou da 4˚ Academia de Trompetes de São Paulo, acompanhando Scott Belck e Morris Nortcutt.

Confira abaixo o vídeo exclusivo produzido pela banda para a programação do #MCBEMCASA:

Acompanhe a banda:
Facebook
Youtube
Spotify

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de janeiro e dezembro, reúnem atualmente cerca de 500 espectadores em média a cada domingo.

O MCB está fechado temporariamente. No atual cenário, o MCB adapta seu conteúdo para o digital, disponibilizando diversos materiais em sua campanha #MCBemcasa e na plataforma #CulturaemCasa. Entre os conteúdos lançados, há visita virtual, playlists, artigos e atividades nas redes sociais. Acompanhe!

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content