PROGRAMAÇÃO

PERFIL COLETIVO TARAB | MÚSICA NO MCB

PERFIL COLETIVO TARAB | MÚSICA NO MCB

Foto: Paulo Liebert

#MCBEMCASA

O Coletivo Tarab é um dos homenageados da campanha #MCBEMCASA. O grupo é muito conhecido pelo público do projeto Música no MCB, pois já se apresentaram diversas vezes no palco do Museu.

Através da pesquisa do multi-instrumentista, compositor e arranjador Mário Aphonso III com a música do mundo, se inicia uma jornada musical que conecta vertentes e culturas passando pela música modal do Oriente Médio, Turquia, Mediterrâneo e Balkans, ao mundo árabe e a música instrumental brasileira.

Dentro do estudo da teoria, a prática do repertório tradicional e a linguagem, são fundamentais para uma vivência rica e completa. A necessidade de partilhamento dessa pesquisa com os músicos e amigos se tornou uma possibilidade muito enriquecedora. Com o objetivo de criar pontes entre culturas e estabelecer um diálogo poético e artístico, nasceu a essência do Coletivo Tarab.

Visando o estudo, pesquisa e criatividade através da arte, poesia, música e dança oriental, desde 2010, esse núcleo foi responsável pelo desenvolvimento artístico e criação de grupos fundamentais na cena World Music Paulistana Brasileira, além de um cenário de encontros internacionais com artistas renomados que promoveram workshops, pesquisas, concertos e estudos com os alunos e músicos colaboradores.

Coletivo Tarab
– Mário Aphonso III – Bansuri, Ney, Nay, Kaval, Duduk, Saxofones, Clarinetes, Clarone e Flautas.
– Ian Nain – Ud, Baglama, Bansuri, Cümbüş, Cümbüş Saz.
– Bruna Milani – Dança Oriental.

Assista abaixo o documentário realizado pelo Programa Passagem de Som – Instrumental Sesc Brasil com o grupo:

Abaixo outras apresentações de Mário Aphonso III no MCB:
Orkestra Bandida
Arabesque
Zikir Trio
Mutrib
Yaqin Ensemble

Live:

Sobre Mario Aphonso III
Mario Aphonso III possui uma trajetória musical sólida e carreira internacional na música ocidental e oriental tendo editado e lançado discos no Brasil, Europa, Ásia e Oriente.

Atua na família completa dos saxofones, flautas, clarinetes, teclados, percussão, além de diversos instrumentos tradicionais de sopros orientais como Flautas Bansuri, Ney, Nay, Kaval, Clarinete Turco, Duduk, Sipsi entre outros. Buscando conexões entre música ocidental e oriental fundou e coordena o Coletivo Tarab, que é dedicado ao ensino e pesquisa da música do Oriente médio, Sefaradi, Mediterrâneo, Balkans, música instrumental e Regional Brasileira e suas linguagens.

Em 15 de novembro de 2017 foi agraciado com a outorga do título Federal de comendador da “Ordem de Carlos Gomes” e em 13 de maio de 2018 à honraria da medalha de adido cultural das Forças Internacionais de Paz da O.N.U em reconhecimento a um trabalho de trinta e cinco anos de pesquisa e estudos com a música cultural do mundo.

Atualmente, dirige os projetos Mutrib, Yaqin Ensemble, Orkestra Bandida, Zikir Trio, TarabJazz, Fanrarra Rumalaj, Quinteto Instrumental e como músico e instrumentista integra diversas formações e grupos musicais, além de atuar na área didática, de formação cultural e pesquisa.

 

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de janeiro e dezembro, reúnem atualmente cerca de 500 espectadores em média a cada domingo.

O MCB está fechado temporariamente. No atual cenário, o MCB adapta seu conteúdo para o digital, disponibilizando diversos materiais em sua campanha #MCBemcasa e na plataforma #CulturaemCasa. Entre os conteúdos lançados, há visita virtual, playlists, artigos e atividades nas redes sociais. Acompanhe!

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content