PROGRAMAÇÃO

PERFIL ANTÔNIO NÓBREGA | MÚSICA NO MCB

PERFIL ANTÔNIO NÓBREGA | MÚSICA NO MCB
Conheça a história de Antônio Nóbrega.
Foto: Silvia Machado

#MÚSICANOMCB

#MCBEMCASA

 Museu da Casa Brasileira homenageia Antônio Nóbrega

Artista pernambucano, Antônio Nóbrega (1952) começou sua história na música no início da década de 60, quando – aos oito anos de idade – começou a estudar piano. Não demorou muito para que começasse a tocar em grandes grupos e, entre os 16 e 18 anos, já participava da Orquestra de Câmara da Paraíba e da Orquestra Sinfônica de Recife.

Com Monica Salmaso

50 anos do Movimento Armorial

Aos 19 anos, passou a integrar o Quinteto Armorial a convite de Ariano Suassuna e, desde então, mergulhou no universo da cultura popular e começou a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre seus espetáculos celebres, estão: “Figural” (1990), “Brincante” (1992), “Na Pancada do Ganzá” (1995), “Madeira Que Cupim Não Rói” (1997), “Pernambuco Falando para o Mundo” (1998), “O Marco do Meio Dia” (2000), “Nove de Frevereiro” (2006/2007), “Semba” (2016) e muitos outros, os quais vêm apresentando ao Brasil e ao mundo aspectos da cultura brasileira – sobretudo nordestina – por meio de romances regados a toques musicais, narrativas picarescas e cantos tradicionais. “Rima” é o título de seu espetáculo mais recente, lançado em 2019. Antônio também gravou 16 CDs e três DVDs, incluindo temas de seus trabalhos nos palcos.

Bruma – Rima

Minha voz não silencia porque o poeta não cala – Rima

Em novembro de 1992, Nóbrega fundou o Instituto Brincante (SP) juntamente com Rosane Almeida, atriz, bailarina e sua esposa. Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios como o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo e a Comenda do Mérito Cultural, com o qual foi premiado duas vezes.

A Pisada é essa – DVD 9 de Frevereiro

Meu Foguete Brasileiro – DVD Lunário Perpétuo

Foi o homenageado no Carnaval de Recife, em 2014, juntamente com o frevo, patrimônio imaterial da humanidade. No mesmo ano, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem “Brincante”, dedicado à sua trajetória artística. Em 2015, o longa conquistou o Prêmio de Melhor Filme do Ano na categoria documentário, pela Academia Brasileira de Cinema. Assim, o artista recebeu – no mesmo período – o título de Cidadão São Paulo pelo Catraca Livre.

Nos últimos anos, Antônio Nóbrega tem conciliado as atividades artística com a de palestrante e de professor.

Brincante – O Filme. – De Walter Carvalho

Naturalmente – SESC V. Mariana 

Acompanhe o trabalho do artista pelos diferentes canais:

Instagram | Facebook |Site | Twitter | Youtube

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 51 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.

Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content