PROGRAMAÇÃO

PERFIL RAFA CASTRO | MÚSICA NO MCB

PERFIL RAFA CASTRO | MÚSICA NO MCB
Rafa é pianista, cantor e compositor.

Crédito: Divulgação Rafa Castro

#MCBEMCASA

Rafa Castro é um dos homenageados da campanha #MCBEMCASA. O pianista, cantor e compositor iria lançar o novo CD ‘Teletransportar’ no Museu da Casa Brasileira, em abril, na 21ª temporada do projeto Música no MCB. No entanto, por orientação do Centro de Contingência do Covid-19, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo adotou a medida de suspensão do funcionamento de museus temporariamente.

O álbum ‘Teletransportar’ apresenta 10 músicas, algumas em parcerias com nomes como Vinicius Steinbach, Renato da Lapa e Thomaz Panza. Ao mesmo tempo que mostra novas possibilidades das criações de Rafa Castro, dá um panorama da evolução do artista nessa década de atuação.

Rafa Castro tem traçado um caminho de exploração do piano em todas as suas possibilidades, prezando pela liberdade de criação e consolidando sua forma abrangente de compor, com forte influência da música instrumental mineira. “O CD ‘Teletransportar’ é um momento de descobrimento, no qual trago a carga afetiva das minhas influências. Consegui juntar dois pilares, a ‘música de minas’ e meu trabalho de trilhas sonoras, num resultado que faz sentido para mim. Todos os músicos que participam têm a versatilidade de serem instrumentistas de jazz, ligados à música instrumental e ao mesmo tempo, conhecedores do cancioneiro popular”, finaliza.

Nascido em São João Nepomuceno (MG), Rafa Castro começou com violão na adolescência. Aos 19 anos, descobriu o piano e confirmou a qual instrumento queria dedicar. Logo depois foi aprovado na Universidade de Música Popular Bituca (Barbacena/MG), onde estudou com figuras ilustres como teórico da música brasileira Ian Guest e o violonista Gilvan de Oliveira, dentre outros. Apesar do pouco tempo de carreira, menos de 10 anos, Rafa Castro já tem estrada e bagagem. Autor de trilhas sonoras para cinema Cacos de vitral (2015) e Modorra (2016) e teatro, em 2011, recebeu o prêmio BDMG, de Belo Horizonte (MG), na categoria ‘Jovem Instrumentista’. Mais tarde, em 2015, gravou o primeiro CD solo, Casulo, além de ter realizado uma turnê europeia, que passou pela Alemanha, Rússia, Noruega, Portugal e França.

Confira o novo clipe do cantor, da música ‘Cheiro de mar’.

Mais informações: https://www.rafacastro.com.br/

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de janeiro e dezembro, reúnem atualmente cerca de 500 espectadores em média a cada domingo.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content