PROGRAMAÇÃO

MÚSICA NO MCB | PLAYLIST CURADORIA MCB: PROJETO MEMÓRIA BRASILEIRA – 35 ANOS, POR MYRIAM TAUBKIN

MÚSICA NO MCB | PLAYLIST CURADORIA MCB: PROJETO MEMÓRIA BRASILEIRA – 35 ANOS, POR MYRIAM TAUBKIN
Conheça a nova playlist disponível no Spotify do MCB.

#MÚSICANOMCB

#MCBEMCASA

 Conheça a nova playlist disponível no Spotify do MCB

A quarta edição da Playlist “Curadoria MCB” é dedicada aos 35 anos do Projeto Memória Brasileira e foi organizada por Myriam Taubkin, curadora e diretora musical do projeto.

O projeto tem por objetivo o mapeamento da musicalidade nacional por meio de espetáculos inéditos com artistas consagrados e revelações, além de gravações e séries de concertos dedicados a instrumentos e segmentos sonoros. Clique aqui e ouça agora, e também leia abaixo o texto escrito pela curadora sobre o histórico do projeto.

Projeto Memória Brasileira – 35 anos

2022 é o ano de celebração dos 35 anos do Projeto Memoria Brasileira, uma realização que estreou em 1987 com o primeiro ciclo de espetáculos: Memórias do piano brasileiro, no Museu da imagem e do som, em São Paulo, com a participação de 11 pianistas.

Nascia o intento original do Projeto: traçar um profundo retrato de um instrumento ou segmento da música, pelas mãos, talento e brasilidade de seus intérpretes. E gravar ao vivo cada uma das criações, para contribuir com a nossa memória musical no futuro.

De lá aos dias de hoje aconteceram mais sete séries: Violões, Arranjadores, Violeiros do Brasil, Percussões do Brasil, O Brasil da sanfona, Um sopro de Brasil e Na mira da música brasileira – este último, abrangente e em andamento ano a ano, que foca nos compositores, cantores e instrumentistas da atual cena da música brasileira.

Dirigido por Myriam Taubkin e Gabriel Fontes Paiva, o Projeto Memória Brasileira também realiza espetáculos especiais, seja homenageando ícones da música brasileira como Villa Lobos, Pixinguinha, Tom Jobim, Luiz Gonzaga ou Garoto; ou criando diferentes combinações musicais em espaços diversos. Conexão Brasil – Cuba foi um destes espetáculos originais, no Teatro Alfa, e o Toda Quinta, que apresenta artistas de várias vertentes musicais e que acontecerá no Teatro Vivo, sempre às quintas feiras, a partir de novembro de 2021.

Apresentamos, ainda em 2021, devido à pandemia, a série Violeiros do Brasil Festival Online, sete apresentações virtuais com a participação de 14 artistas, entre mestres e jovens instrumentistas, também disponível no canal do YouTube.

Durante este período, mais de 500 artistas participaram do Projeto Memória Brasileira, em palcos do Brasil ou do exterior.

Os registros ao vivo geraram livros, documentários, programas produzidos pela TV Cultura e pela TV SESC; novas composições e partituras foram criadas especialmente para as séries de espetáculos e dezenas de vídeos estão disponibilizados nas plataformas digitais.

O Projeto Memória Brasileira acumulou um acervo considerável durante estes anos de realizações, tornando-se referência e pesquisa para músicos, profissionais na área, estudantes e interessados em conhecer diferentes abordagens do músico no Brasil.

A playlist sugerida pelo Museu da Casa Brasileira, parceiro do PMB, apresenta algumas músicas de artistas que se apresentaram nos espetáculos do Projeto, durante estes 35 anos. Várias delas fazem parte de álbuns de series do próprio projeto, lançados pelo selo Núcleo Contemporâneo e que se encontram no Spotify. Outras, são de álbuns dos artistas que fizeram parte do elenco do Projeto. O resultado apresenta um retrato dos nossos grandes artistas da música no Brasil, entre cantores, compositores, instrumentistas, do rap ao violino, de diferentes gerações.

MCB no Spotify
Além da playlist ‘Curadoria MCB: Projeto Memória Brasileira, no Spotify da instituição é possível ouvir as playlists ‘Curadoria MCB: Guga Stroeter’, ‘Curadoria MCB: Maestro Júlio Medaglia’, ‘Curadoria MCB: Carmelita de Moraes’, ‘Música no MCB’, atualizada a cada três meses, a ‘A casa brasileira nas ondas do rádio’, de canções populares entre 1920 e 1950 e as playlists temáticas realizadas pela equipe do educativo do MCB.
Ouça agora! 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 51 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content