PROGRAMAÇÃO

PERFIL OCAM | MÚSICA NO MCB

PERFIL OCAM | MÚSICA NO MCB
Direção do Maestro Gil Jardim.

Créditos: Marcelo Macaue

#MCBEMCASA

A Orquestra de Câmara da ECA USP, mais conhecida como OCAM, é uma das homenageadas da campanha #MCBEMCASA. O grupo iria se apresentar no Museu da Casa Brasileira, em março, na 21ª temporada do projeto Música no MCB, em comemoração aos 25 anos. No entanto, por orientação do Centro de Contingência do Covid-19, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo adotou a medida de suspensão do funcionamento de museus temporariamente.

Considerada um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, a OCAM tem sido referência fundamental no âmbito das orquestras profissionalizantes do país. Sua atuação é caracterizada pela marcante qualidade de performance musical, abrangência de sua programação e concepção arrojada com que desenvolve todas as ações de comunicação e relacionamento que sustentam sua proposta artística:

Criada em 1995 pelo Maestro Olivier Toni, tem como propósito dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da ECA/USP, bem como propiciar aos jovens músicos a prática instrumental necessária rumo a uma profissionalização competente. Possui um corpo sinfônico composto por 45 músicos selecionados anualmente dentre alunos do Departamento de Música da USP e jovens da comunidade ligados à universidade por meio de seus cursos de extensão universitária.

Dirigida pelo Maestro Gil Jardim desde 2001, a OCAM desenvolve um plano de ação caracterizado por uma programação de alto nível artístico. Dentro do espírito acadêmico, os alunos são levados a interagir com variados estilos musicais, assim como com repertórios dos diversos períodos da história da música, nacional e internacional.

Em 2019, a OCAM lançou dois CDs, ambos com distribuição da Tratore: “Sonssobretons – Criações Musicais sobre Ideias Visuais”, com obras de compositores contemporâneos brasileiros como Alexandre Lunsqui e Valéria Bonafé, e “Segredos de Vera Cruz – Música Popular Brasileira para Gaita e Orquestra”, com o gaitista Gianluca Littera.

Confira abaixo um pouco do trabalho da orquestra com Gianluca Littera:

Mais informações: http://www.ocam.usp.br/ 

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content