PROGRAMAÇÃO

MCB RECOMENDA: NEYMAR DIAS

MCB RECOMENDA: NEYMAR DIAS
Confira os trabalhos mais recentes do artista.

Foto: divulgação de Neymar Dias

#MÚSICANOMCB

Conheça os trabalhos de Neymar Dias que mais se destacaram no último ano

Neymar Dias é um dos grandes violeiros e multi-instrumentistas brasileiros da contemporaneidade. Em 2020, o artista foi homenageado pelo Museu da Casa Brasileira por meio da campanha #MCBEmCasa e, agora, entra nas recomendações do projeto Música no MCB com os trabalhos “Neymar Dias e Quarteto de Cordas” e “Neymar Dias Trio”.

NEYMAR DIAS E QUARTETO DE CORDAS

Com formação e experiência que abarcam anos de dedicação à música erudita e popular, Neymar Dias entrega ao público – nessa apresentação – arranjos que exploram esses dois universos com profundidade, além de criar possibilidades solísticas da viola brasileira que dialogam com diferentes estilos musicais.

Assim, o artista propõe novas possibilidades de imersão musical para a viola brasileira, sempre com o cuidado de preservar as características de raízes ancestrais, sobre as quais foi construída a história do instrumento.

O repertório abrange temas tradicionais da música caipira regional, passando pela música erudita – com Bach e Villa Lobos – e composições autorais que dialogam, também, com a música pop.

Essa é a viola brasileira expandindo seus horizontes para além do repertório tradicional de raíz. O quarteto é formado por Vana Bock, Sergei Eleazar de Carvalho, Marcos Scheffel e Daniel Pires.

Depois da Serra (Neymar Dias) – 18/12/2020.

Estrada Branca (Tom Jobim/ Vinícius de Moraes) – 18/12/2020.

Suíte Raiz (Vários) – 18/12/2020.

Barroca (Neymar Dias)– 17/08/2021.

NEYMAR DIAS TRIO

Nesse concerto são exploradas diferentes possibilidades solísticas e harmônicas da viola brasileira para além do gênero pelo qual ficou conhecida no Brasil: a música raíz. Para isso, Neymar Dias elabora arranjos em que a viola brasileira passeia por diversos estilos musicais; desde a música raíz até Bach, ou de Beatles a Tom Jobim. Assim, o multi-instrumentista entrega o que promete de forma primorosa, sempre respeitando as características originais do instrumento e, assim, contribuindo para a expansão do repertório da viola brasileira.

Os dois músicos que o acompanham, Vana Bock (violoncelo) e Pedro Gadelha (contrabaixo acústico) – ambos de formação erudita – colaboram para execução desse repertório de forma personalizada.

Chamamé da Lua – 10/08/2021.

Melodia Sentimental (Heitor Villa Lobos) – 16/08/2021.

Giga – 18/08/2021.

You’ve got hide your love away (John Lennon/ Paul McCartney) – 30/08/2021.

Acompanhe as redes sociais de Neymar Dias:

Facebook | Instagram | Spotify | YouTube

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Youtube | LinkedIn

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content