PROGRAMAÇÃO

MCB RECOMENDA: ISTO É FLAMENCO COM A CUADRA FLAMENCA

MCB RECOMENDA: ISTO É FLAMENCO COM A CUADRA FLAMENCA
Conheça o projeto "Isto é Flamenco" da cia. Cuadra Flamenca.

Foto: Lostart

#MÚSICANOMCB

Conheça o projeto Isto é Flamenco, nova realização da Cia. Cuadra Flamenca

Desde setembro de 2021, a associação cultural de dança espanhola Cuadra Flamenca vem desenvolvendo o projeto “Isto é Flamenco” – contemplado pelo edital da 1ª edição do Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura da Cidade de São Paulo – com o objetivo de disseminar a cultura espanhola e incentivar a prática da arte flamenca por meio de cursos teóricos e práticos e shows de dança e música. Toda a programação está sendo realizada gratuita e virtualmente pelo Instagram e pelo YouTube; neste último, é possível encontrar uma playlist com todas as aulas e tablados.

O  Tablado 3  foi lançado no dia 04 de novembro no YouTube da Cuadra Flamenca e o próximo Tablado 4, acontece no dia 02 de dezembro, quinta-feira. Não perca!

FICHA TÉCNICA – ISTO É FLAMENCO

Vera Alejandra – concepção, direção geral e baile (tablados e aulas)

Allan Harbas – guitarra flamenca, direção musical (tablados e aulas)

Elsa Maya – cante (tablados e aulas)

Maissa Bakri- baile (tablados e aulas)

Priscila Assuar- baile (tablados e aulas)

Renata Pingarilho- baile (tablados e aulas)

Ximena Espejo- baile (tablados e aulas)

Músico convidado: Luciano Khatib – percussão e palmas (tablados e aulas)

Jaqueline Costa Garcia bailou nos números de grupo: Soleá por buleria e Tangos

Ignácio Aronovich -lostart- direção de imagem (vídeos e fotos)

Ravenna Veiga- design gráfico

Gisele Pennella- produção executiva

Débora Venturini- assessoria de imprensa

VOCÊ SABE O QUE É FLAMENCO? ISTO É FLAMENCO!

A origem do Flamenco segue sendo um mistério, mas, o mais provável é que tenha se formado ao longo dos anos, graças à miscigenação cultural de diferentes povos que habitaram a Península Ibérica, particularmente o sul da Espanha, na região de Andaluzia. O Flamenco carrega em seu DNA influências de todos os povos e culturas que habitaram o território andaluz, encruzilhada de tantas culturas e povos milenares, como os fenícios, visigodos, romanos, árabes, judeus e gitanos. Dessa rica mescla foi se cozinhando, a fogo lento, os ingredientes que deram origem ao que hoje conhecemos como flamenco, e que foi passado de geração em geração. Sua transmissão e desenvolvimento se deu sobretudo, nas comunidades menos privilegiadas, marcadas pela presença de párias ou marginalizados, muitas vezes perseguidos, como o povo cigano, os árabes e os judeus. Apesar das incertezas, sabe-se que os primeiros núcleos de cante flamenco, principal pilar desta arte, surgiram em Cádiz, Triana e Jerez, onde a presença dos ciganos é acentuada, além de uma forte herança moura. O flamenco não foi criação de uma única etnia, mas, sim, a mistura de muitas; mas, também, é conhecido que os ciganos são um de seus principais cultuadores e que sem sua preciosa contribuição esta arte não seria o que é. Decretado patrimônio imaterial da humanidade em 2010, o Flamenco encanta o mundo todo, sendo uma arte que transmite as principais emoções da vida de forma única e fascinante, através de seu toque, cante e baile.

Sobre a Cuadra Flamenca

Fundada em 2005 por Vera Alejandra, a Companhia participa de diversos eventos culturais com espetáculos e shows que tem como base a linguagem da arte flamenca. Destaca-se pela criação de trabalhos onde mescla linguagens e faz atravessamentos culturais, criando coreografias e projetos que utilizam referências da cultura brasileira e latino-americana, tanto em termos de música como de literatura e personagens históricos. Além de criar espetáculos profissionais, a Cuadra Flamenca possui um centro de ensino onde apresenta mostras anuais para as quais cria espetáculos que envolvem profissionais e alunos num diálogo interessante e criativo.

Sobre Vera Alejandra (diretora da escola e cia. Cuadra Flamenca)

Bailarina argentino-brasileira, é coreógrafa de dança flamenca, atriz, preparadora corporal e bacharel em dança pela PUC (curso de Comunicação das Artes do Corpo).

Formou-se no Brasil, Inglaterra, Argentina, Estados Unidos e Espanha; e entre seus mestres estão: Lennie Dale, Tatiana Leskowa, Angel Viana, Ana Esmeralda, Maria Magdalena, Faico, La China, Rafaela Carrasco, Inmaculada e Domingo Ortega. Atuou junto a artistas como: Lucia Murat, Caio de Andrade, Claudia Raia, João Falcão, Marco Nanini, Gabriel Levy, Carlinhos Antunes, Vadim Nikitim, Victor Biglione e Carmen La Talegona.

Vera Alejandra é responsável pela formação de vários profissionais de flamenco no eixo Rio – São Paulo, onde participa da cena cultural, sendo considerada uma das grandes difusoras da arte flamenca no Brasil. Fundou e dirige a escola e Cia. Cuadra Flamenca desde 2005. Além de todos os espetáculos que Vera Alejandra criou para sua Cia. Cuadra Flamenca, desenvolveu uma sólida carreira como solista, tendo atuado ao lado de grandes artistas da cena musical e teatral brasileira, como bailarina convidada.

Acompanhe as redes sociais do artista:

Facebook Instagram | YouTube

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content