PROGRAMAÇÃO

MCB RECOMENDA: CANTARES – OCAM

MCB RECOMENDA: CANTARES – OCAM
Assista à apresentação "Cantares" da OCAM, com participação de Mônica Salmaso.

Foto: Ocam

#MÚSICANOMCB

Conheça a nova apresentação online da OCAM com participação de Mônica Salmaso

Em seu retorno às atividades presenciais, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) apresenta “Cantares”, uma produção que celebra as nuances e as conexões da música.

Com participação especial da cantora Mônica Salmaso, “Cantares“ traz um repertório construído como uma colcha de retalhos, na qual melodias, harmonias e a própria música atuam como uma linha de costura que conecta as peças, trazendo nuances, cores e conexões que provocam diálogos entre elas.

O audiovisual se inicia com o poema Corpo Inconsútil, de Jussara Salazar. Em seguida, apresenta três peças do compositor carioca Ronaldo Miranda: Cantares – obra que dá título ao concerto e que conta com a participação especial da cantora Mônica Salmaso – Ponteio e Dança, para cordas, e as Variações Sérias sobre um Tema de Anacleto de Medeiros, para quinteto de sopros. Na sequência, Matiz III ‘Ciclos’, do compositor Rodrigo Lima, peça escrita para um kit de percussão e um solista e interpretada pelo percussionista George Ferreira. O concerto é encerrado pela orquestra de cordas com a famosa Suite Holberg, do compositor norueguês Edvard Grieg.

Com regência do maestro Gil Jardim, diretor artístico e regente titular da OCAM, e de André Bachur, regente adjunto da OCAM, o vídeo foi gravado no Estúdio 185, com André Magalhães no áudio e Beto Mendonça na gravação e edição do vídeo.

Sobre A Ocam – Orquestra de Câmara da ECA/USP

Um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo (USP), a OCAM é referência fundamental no âmbito das orquestras profissionalizantes do país, caracterizando-se por sua marcante qualidade de performance musical, pela abrangência de sua programação e pela concepção arrojada com que desenvolve sua proposta artística. Criada em 1995 pelo Maestro Olivier Toni, é integrada por alunos do Departamento de Música da USP e dos cursos de extensão universitária. É dirigida pelo Maestro Gil Jardim desde 2001. Apresentando-se em teatros de prestígio e festivais durante suas temporadas, a OCAM tem sempre convidados de renome como Leo Brouwer (Cuba), Tim Fain (EUA), Evgenia Popova (Bulgária), Duo Assad (Brasil/EUA), Lenine e Gilberto Gil, entre outros.

Tem dois CDs lançados: “Sonssobretons – Criações Musicais sobre Ideias Visuais” (Tratore/ 2019), com obras de compositores contemporâneos brasileiros como Alexandre Lunsqui e Valéria Bonafé e “Segredos de Vera Cruz – Música Popular Brasileira para Gaita e Orquestra” (Tratore/ 2019), com o gaitista Gianluca Littera.   A OCAM é patrocinada pelo Projeto Santander Universidades desde 2001 e pela EDP desde 2019.

Acompanhe a orquestra pelas redes sociais:

Facebook | Instagram | Youtube | Site

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content