PROGRAMAÇÃO

MCB RECOMENDA: ÁLBUM ABRIDEIRA – REGIONAL FINA ESTAMPA

MCB RECOMENDA: ÁLBUM ABRIDEIRA – REGIONAL FINA ESTAMPA
Ouça agora "Abrideira", disco do regional Fina Estampa.
Foto: Mauro Kury

#MÚSICANOMCB

Relançamento homenageia antigo baterista do regional de choro

Em 2021, o Fina Estampa relança seu álbum “Abrideira” em homenagem a Lucas Rosa, querido baterista do conjunto, que faleceu em 2009, aos 31 anos. O projeto foi lançado originalmente em 2008 e apresenta a essência do choro, gênero que vem permitindo possibilidades musicais cada vez mais amplas e imaginativas enquanto amplia sua linguagem sonora confluindo algumas das mais interessantes visões sobre a Música Brasileira de nossa época.

O disco foi produzido pelo violonista brasileiro Maurício Carrilho e conta com um repertório vasto, que abrange influências desde Santos Bocot – da safra dos primeiros chorões – passando por mestres como Radamés Gnattali, Itiberê Zwarg e o próprio Maurício Carrilho.

O carro-chefe do disco é a Suíte Botequiana nº2, composta por Jayme Vignoli – do grupo “Água de Moringa” – em homenagem ao baterista Oscar Bolão e traz elementos de vanguarda na estrutura e concepção. Com total domínio dos princípios do choro, Jayme aponta para o futuro do gênero e dá ao Fina Estampa o privilégio de ser o porta-voz dessa pérola.

Os jovens participantes dessa formação também contribuem com inspiradas composições como “Um Draminha pro Senhor Incrível”, de Maria Beraldo Bastos, e “Dodô”, de Joana Queiroz; ambas comtempladas com prêmios no Festival de Música Instrumental de Guarulhos.

REPERTÓRIO

1- Essa É Pra Divertir (Eduardo Lobo)

2- Obrigado Paulinho (Radamés Gnattali)

3-  Um Draminha Pro Senhor Incrível (Maria Beraldo Bastos)

4- Polca Nº3 (André Ribeiro Da Silva)

5- Ciúme É Brincadeira (Antônio José Dos Santos Bocot)

6, 7 E 8- Suite Botequiana Nº2 – Bracarense (Jayme Vignoli)

9- Dodô (Joana Queiroz)

10- Bons Tempos Aqueles Uma Homenagem A Radamés (Danilo Penteado)

11- Choro Pra Maria (Mauricio Carrilho)

12- Faz Que Não Vai Mas Vai (Itiberê Zwarg)

FICHA TÉCNICA

Produção Musical: Mauricio Carrilho

Técnico de Gravação: Amaro Moço

Mixagem: Mauricio Carrilho, Paulo Aragão e “grupo”

Masterização: Alexandre Hang

Arte Gráfica: Marcílio Godoi

Fotos: Mauro Kury

Gravado no Estúdio Acari Records em junho de 2008

Clique aqui e ouça o álbum agora.

SOBRE O FINA ESTAMPA

O regional de choro é formado por: Maria Beraldo Bastos e Joana Queiroz – jovens azes da clarineta – André Ribeiro – bandolinista com profundo conhecimento do estilo – e pelos membros do grupo “Quatro a Zero”, Lucas da Rosa (bateria e percussão), Eduardo Lobo (violão de 7 cordas) e Danilo Penteado (cavaquinho e baixo elétrico). Todos os integrantes passaram pela Universidade Federal de Campinas (Unicamp), com exceção de Joana Queiroz, ex-integrante da “Itiberê Orquestra Família”, verdadeira escola especializada na música de Hermeto Pascoal.

Acompanhe o trabalho dos artistas da banda Fina Estampa pelas redes sociais:

André Ribeiro | Danilo Penteado | Eduardo Lobo | Joana Queiroz | Maria Beraldo

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 51 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content