PROGRAMAÇÃO

PERFIL ADRIANO GRINEBERG | MÚSICA NO MCB

PERFIL ADRIANO GRINEBERG | MÚSICA NO MCB
O cantor acaba de lançar o CD '108'.

Foto: Marília Lia

#MCBEMCASA

Adriano Grineberg é um dos homenageados da campanha #MCBEMCASA. O cantor, pianista e compositor iria se apresentar no Museu da Casa Brasileira, em junho, na 21ª temporada do projeto Música no MCB. No entanto, por orientação do Centro de Contingência do Covid-19, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo adotou a medida de suspensão do funcionamento de museus temporariamente.

Há mais de 25 anos na estrada, Grineberg tornou-se um dos nomes mais expressivos do blues contemporâneo no Brasil, sendo presença constante nos principais festivais dedicados ao gênero. Ele participou de mais de 150 CDs/DVDs e fez shows ao lado de artistas como, Andre Christovam (Grineberg toca a 15 anos em sua banda), Corey Harris, Ira!, John Pizzarelli, Magic Slim, Ana Cañas, Filipe Catto e Gilberto Gil, Wanderléa, entre outros.

Seu trabalho anterior, “Blues For África” (2013), rendeu a ele o Prêmio Profissionais da Música por dois anos consecutivos, 2016 e 2017. O álbum foi audacioso ao incorporar o universo do continente africano em canções cantadas em ioruba (idioma da família linguística nígero-congolesa), entre outros idiomas, explicitando conexão fantástica com o blues.

Além do blues, linguagem da qual é um dos maiores conhecedores na América do Sul, o artista sempre manteve seu olhar nas ligações do gênero com o Jazz, Soul, Rock Progressivo, Eletrônico, assim como a linguagem musical e étnica de lugares como a Índia, país em que já morou, Paquistão, Oriente Médio e as Américas.

Adriano Grineberg acaba de lançar o “108”, terceiro disco de sua carreira solo, que traz ligações do blues e do jazz com a música étnica e ancestral de várias localidades do mundo (Ásia, África e Américas).

Com sonoridade própria, ele também mistura o rock progressivo com influências que remontam as origens dessa musicalidade seminal. O músico paulistano, conhecido pelo público como Grineberg, tem em seu novo CD,  7 composições autorais e adaptações cantadas nas línguas; sânscrito, iorubá, persa antigo, hindi e qawwali.

“108” é um nome que chama atenção e o público pode se perguntar: “mas afinal, o que significa?”. O número “108” está associado aos múltiplos nomes e faces de Deus na Índia e outras localidades. E também é a ideia que o artista busca expressar no álbum, passando por suas múltiplas influências musicais e filosóficas, inaugurando o conceito “World Blues”.

Confira o teaser do novo CD:

“Nesse disco conto toda minha trajetória na música e também fora dela, inspirado numa viagem que se inicia no Rio Gânges, na Índia, atravessando o Oriente Médio, o Saara e o Atlântico até a nascente do Rio Mississippi em suas múltiplas conexões”, conta o artista.

Acompanhe o cantor:
Site: adrianogrineberg.com.br/
Facebook: agrineberg
Instagram:@adrianogrineberg
Youtube: Adriano Grineberg
Spotify: Adriano

Sobre o projeto Música no MCB
Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de janeiro e dezembro, reúnem atualmente cerca de 500 espectadores em média a cada domingo.

MCB está fechado temporariamente. No atual cenário, o MCB adapta seu conteúdo para o digital, disponibilizando diversos materiais em sua campanha #MCBemcasa e na plataforma #CulturaemCasa. Entre os conteúdos lançados, há visita virtual, playlists, artigos e atividades nas redes sociais. Acompanhe!

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content