PROGRAMAÇÃO

O MOBILIÁRIO INFANTOJUVENIL

O MOBILIÁRIO INFANTOJUVENIL
A história do móvel infantojuvenil na cidade de São Paulo durante a década de 1950 é contada de forma inédita no livro O Mobiliário Infantojuvenil, da arquiteta e designer Thereza Dantas. Classificado em 2º lugar na categoria trabalhos escritos não publicados na 27ª edição do Prêmio Design, o lançamento será realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e pela Alameda Casa Editorial, com apoio da Fapesp, em evento gratuito e aberto ao público na quarta-feira, 29 de abril às 19h. 
A publicação aborda um assunto pouco explorado até o momento, organizando um panorama dos aspectos sociais, culturais e econômicos relacionados ao mobiliário infantojuvenil em conjunto com os preceitos que nortearam a educação das crianças na São Paulo da primeira metade do século 20. Esses foram anos de grande desenvolvimento da indústria moveleira no país, alavancada pelo adensamento dos centros urbanos e pela afirmação da arquitetura moderna, que passou a demandar novos equipamentos na concepção de seus interiores.
Na extensa pesquisa realizada pela autora Thereza Dantas, cruzam-se as relações entre diferentes concepções de infância e das realidades vividas naquele período no país. Com 244 páginas, o livro será comercializado no MCB pelo valor promocional de R$50,00.
Sobre Thereza Christina Ferreira Dantas
Arquiteta, tendo iniciado sua formação na Universidade Federal de Pernambuco e concluído na Universidade Mackenzie em 1987, realizou curso de pós-graduação stricto sensu pelo Senac em 2007 e mestrado na área de Design e Arquitetura pela Universidade de São Paulo, em 2012. Atua, de forma autônoma, como arquiteta de interiores e designer de móveis no escritório AeA Arquitetura e Artes desde 1987, do qual é sócia-fundadora. Em seu cotidiano profissional, se debruça sobre a busca de móveis infantojuvenis para contemplar os espaços por ela projetados.
Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.
Sobre o Prêmio Design
O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira construiu, ao longo de quase três décadas de existência, uma trajetória que reflete o processo de consolidação da identidade do design nacional. Revelação de talentos e consagração de profissionais, o Prêmio Design é a mais tradicional e reconhecida premiação do segmento no Brasil. 
Serviço

Livro: O mobiliário infantojuvenil
Assunto: História/Arquitetura
Autor: Thereza Christina Ferreira Dantas
Edição: Alameda (tel.: 11 3012-2403)
Preço: R$ 50,00 (244 páginas) – 20 x18 – Brochura – 0,365 Kg
Profundidade: 1,2 cm

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content